SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Clientes esperam transformação digital nas empresas no pós-pandemia

  • Quinta, 19 Agosto 2021 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aletheia Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Eduardo Ribeiro, sócio e Business Development da Evollo

Seja prestação de serviço ou vendas online de produtos, o comércio digital nunca esteve tão aquecido. Ao mesmo tempo, cresceram as expectativas dos clientes com relação às empresas. O comportamento do consumidor mudou e muitas empresas ainda não estavam preparadas para isso.

À medida que o engajamento digital aumenta, o cliente quer se sentir mais próximo das companhias. Ele criou uma expectativa de que as empresas digitalizem suas operações para oferecer interações em vários canais e com muito contato, aliado a uma gestão melhor e mais transparente de seus dados. A 4ª edição da pesquisa “State of The Conected Customer”, realizada pela Salesforce, apontou que 88% dos clientes esperam que as empresas acelerem suas iniciativas digitais em virtude da COVID-19 e 54% esperam que haja uma expansão dos métodos de interação com os clientes. Dos entrevistados, 58% esperam fazer mais compras pela internet após a pandemia, e 80% dos clientes empresariais esperam realizar mais negócios pela internet.

Essas informações refletem a necessidade urgente das empresas investirem em tecnologias de analytics para conhecerem melhor o seu público e interagirem com ele de uma forma mais personalizada. A interação com os clientes por canais digitais cresceu e mostrou pontos frágeis na estrutura de atendimento ao cliente. Por exemplo, 54% dos clientes afirmaram sentir que os departamentos de vendas, atendimento e marketing não trocam informações. Isso pode ser resultado da falta de um compartilhamento eficiente de informações internamente percebida por 52% dos entrevistados.

O mesmo acontece no segmento B2B onde, segundo o estudo, 85% dos clientes empresariais esperam que os vendedores tenham uma compreensão sólida sobre o seu negócio, mas somente 57% deles realmente sabem o bastante sobre o negócio do cliente. Dos entrevistados, 66% esperam que os vendedores desenvolvam soluções ao invés de se concentrarem em promover produtos. O compartilhamento de informações internamente entre as áreas que se relacionam com o cliente é um ponto estratégico para a sobrevivência das companhias no pós-pandemia.

Outro comportamento importante que o estudo identificou é que 91% dos clientes dizem que são mais propensos a fazer outra compra após uma excelente experiência de atendimento. 83% dos clientes esperam interagir com alguém imediatamente ao entrar em contato com uma empresa — o que representa um aumento em relação aos 78% de 2019.

O seu cliente quer ser reconhecido individualmente, e não apenas como mais um na fila do atendimento. A tecnologia de análise de dados, aliada à Inteligência Artificial, pode auxiliar as empresas no pós-pandemia a traçar perfis individuais mais exatos e melhorar o atendimento ao seu público. Como relatado na pesquisa, a experiência positiva do cliente passa a funcionar como acelerador de receita.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 22, 2025 Info & Ti

Validação por foto de referência: o que é e como…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Mundo do trabalho na era da IA: por que ChatGPT…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Conheça monitores Samsung para transformar o seu setup…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Brasil deve enfrentar o ano mais crítico em…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version