Grupo Malwee divulga desempenho do Plano 2020 com o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade
O reporte foi elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e apresenta indicadores como redução de emissão de CO², uso de água, geração de resíduos e uso de matérias-primas de menor impacto ambiental
O Grupo Malwee lançou, nesta semana, a edição de 2020 de seu Relatório de Sustentabilidade. Com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o documento contemplou ações e indicadores relevantes relacionados a temas materiais definidos como prioritários: água, resíduos, energia, emissões, uso de recursos naturais, desempenho econômico e avaliação social de fornecedores. No reporte, também foi realizada a prestação de contas do ciclo 2015-2020 do Plano Estratégico de Sustentabilidade da companhia. Com o título “Eu Abraço Sustentabilidade com Estilo”, o plano direcionou as ações do Grupo em relação aos negócios, produtos e operações.
Conforme o Relatório de Sustentabilidade, o ano de 2020 foi dedicado ao fortalecimento do posicionamento do Grupo Malwee e seu compromisso em fazer negócios respeitando as pessoas e o meio ambiente, com destaque para as iniciativas voltadas à mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19. Foram mais de R$ 20 milhões em doações de máscaras, EPIs, cestas básicas e roupas, além de projetos realizados para a geração de trabalho e renda para costureiras autônomas durante a pandemia de Covid-19 e o lançamento da plataforma digital “[Sua] Loja Malwee”, que viabilizou o comércio virtual para pequenos lojistas, permitindo que eles pudessem continuar suas vendas mesmo com as portas fechadas devido às medidas restritivas da pandemia.
A empresa também reporta a evolução do programa de logística reversa para os resíduos de pós-uso, reafirmando o conceito de “Moda sem ponto final” da marca Malwee a partir da parceria com o brechó online Repassa e de campanhas para aumentar a vida útil das peças de roupas. Ainda, o Grupo realizou uma nova análise dos impactos ambientais organizacionais gerados em todo o processo de produção e distribuição por meio do sistema de Avaliação do Ciclo de Vida, do berço ao portão, comparando os resultados com o ano anterior.
Quanto ao Plano 2020, das 15 metas voltadas ao meio ambiente, colaboradores, parceiros e comunidade, nove foram atingidas e seis tiveram desempenho positivo. Um dos principais destaques foi a redução de 61% na geração de resíduo e 75% nas emissões totais de gases de efeito estufa (CO² eq.). O Grupo também assegurou, em 2020, o tratamento de toda a água usada em suas atividades, sendo mais de 121 milhões de litros reutilizados pela própria empresa, e garantiu que 83% de sua matriz energética fosse proveniente de fontes renováveis.
Além disso, o Grupo Malwee apostou na fabricação de peças de vestuário a partir de fibras de menor impacto ambiental, incluindo o uso de poliéster reciclado (malha PET), que, em 2019, chegou à marca de 387 toneladas, 31% a mais do que a quantidade usada em 2018. O uso de algodão desfibrado também foi 102% superior em 2020 em relação ao ano anterior. A empresa também investiu ainda em processos mais limpos, como a estamparia digital, que utiliza menos água e produz menos resíduos do que o método convencional.
O relatório completo pode ser acessado em: http://grupomalwee.com.br/uploads/arquivos/83.pdf
Após o lançamento do relatório, o Grupo Malwee dedica-se ao planejamento estratégico 2030, com ações para a próxima década alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre o Grupo Malwee
Fundado em 1968, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo. Proprietária de marcas reconhecidas no mercado nacional, Malwee, Malwee Kids, Enfim, Carinhoso e Zig Zig Zaa, a empresa destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação em moda sustentável, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do uso de matérias-primas de menor impacto ambiental à preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de áreas verdes em Santa Catarina. Pela sua atuação ética e responsável, figura entre as 20 marcas de moda mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITM). O Grupo Malwee possui 3 unidades fabris, 4,2 mil funcionários e está presente em mais de 25 mil lojas em todo o Brasil.
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