Empresas investem em chatbots com inteligência artificial para automatizar tarefas do RH
Robôs chegam ao setor de RH para facilitar o atendimento dos funcionários que buscam informação, querem tirar dúvidas ou precisam realizar algum procedimento interno.
Já é cada vez mais comum ouvir falar sobre o uso de assistentes virtuais para realizar o atendimento aos clientes nas empresas. Mas já pensou na possibilidade de colocar os chatbots com inteligência artificial para fazer o ‘atendimento’ dos próprios funcionários?
Esta é uma aplicação inovadora para facilitar a rotina da equipe de RH das empresas, já que o ‘robô’ pode automatizar diversos procedimentos relacionados ao setor de recursos humanos. O uso desse tipo de tecnologia é uma tendência consolidada devido à necessidade de transformação digital dos negócios e à modernização constante.
Então, a aplicação dos chatbots faz o RH economizar tempo, reduzir custos, ganhar eficiência e ser mais estratégico. Inclusive, uma pesquisa da Microsoft no Reino Unido mostra que 68% dos profissionais do departamento esperam que a automação de tarefas gere tempo para um trabalho mais significativo em relação ao que mais importa no setor, que são as pessoas.
“O chatbot pode assumir o papel de um funcionário do RH, ou até de mais de um. Com isso, com certeza, vai sobrar mais tempo para esses profissionais tomarem conta dos colaboradores da empresa e também pensarem de forma mais estratégica na gestão de pessoas”, comentou o CEO e cofundador da yellow.ai, Raghu Ravinutala.
A yellow.ai é uma das empresas que lideram o segmento de chatbots com inteligência artificial para o RH, ajudando na comunicação interna das companhias. Outra grande vantagem de usar os assistentes virtuais está relacionada ao fato dos funcionários poderem adotar o autosserviço, ou seja, buscar informações e realizar processos, como pedir uma licença, de forma automática e sozinhos.
“Esse tipo de ferramenta pode aumentar a satisfação da equipe com a empresa, melhorar a percepção da marca pelos colaboradores, elevar a produtividade e até gerar maior retenção de talentos”, disse Ravinutala.
Vale destacar que as empresas que investem nessa percepção positiva da sua marca junto à equipe interna podem aumentar as receitas em até 2,4 vezes, segundo estudo do BCG.
Mas que tipos de processos de RH podem ser resolvidos com os chatbots? Confira aqui:
1. Contratação de funcionários: por meio do chatbot no RH, os gestores podem divulgar campanhas de vagas, resolver dúvidas de candidatos, filtrar currículos e automatizar todo o processo de contratação, desde o agendamento da entrevista até a geração do contrato de trabalho.
2. Integração dos novos contratados: além do processo de contratação, o onboarding também pode ser feito com o uso do chatbot com inteligência artificial, com o envio de documentos, treinamento, avaliação e conexão com os novos colegas de trabalho.
3. Questões burocráticas: o chatbot ajuda a fazer a solicitação de licenças por parte dos funcionários e aprovação dos gestores, o rastreamento e a comprovação de presença da equipe, o fornecimento de folha de pagamento e benefícios aos colaboradores, a automação de processos de reembolsos, entre outros.
4. Apoio no desenvolvimento profissional: os assistentes virtuais podem recomendar treinamentos com base nas metas, habilidades e interesses dos funcionários, enviar lembretes personalizados dos cursos, promover conteúdos de aprendizagem, realizar avaliações e até gerar certificados.
5. Feedbacks dos funcionários: nada melhor do que ouvir os funcionários para saber o que está acontecendo na empresa. Por isso, os chatbots ajudam a obter feedbacks anônimos e coletar insights, como por exemplo, sobre intenção de saída, auxiliando a avaliar o índice de satisfação, prever o desgaste na relação e melhorar a retenção dos colaboradores.
6. Engajamento do time: os chatbots ainda podem servir como uma ferramenta de comunicação interna valiosa para envio de saudações personalizadas em ocasiões especiais, incentivo para valorizar os esforços de colegas, questionários e jogos dentro da equipe.
7. Resolução de problemas: outro recurso importante dos chatbots é a possibilidade de direcionar o colaborador para tirar dúvidas e resolver questões mais complexas com um funcionário específico, seja de TI, RH, administrativo, gerencial ou outro. O chatbot coloca sempre a pessoa certa com quem se conectar para qualquer problema.
“Acreditamos que os chatbots com inteligência artificial vão desenvolver ótimas conversas, com linguagem simples e natural, e interações positivas com os profissionais, entendendo suas necessidades e garantindo que eles se sintam especiais”, completou o CEO da yellow.ai.
*Sobre a yellow.ai
A yellow.ai fornece chatbots com inteligência artificial para empresas para automatizar seus processos de RH, capturar informações sobre os colaboradores, reter e aprimorar talentos, tudo em uma única interface.
Nossos assistentes virtuais inteligentes omnichannel, em texto e voz, contam com plataforma nativa para mais de 120 idiomas, inclusive português, e podem integrar mais de 30 canais.
Mais de 500 empresas em todo o mundo já utilizam os assistentes virtuais da yellow.ai, incluindo Pepsi USA, BMW Malásia, Xiaomi, ITC, Taj Hotels, Landmark Group, Tata AIG, Max Bupa, Bajaj, Sayurbox e Zenyum.
Atualmente, a yellow.ai está presente nos Estados Unidos, Europa, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia e Índia. Acesse e saiba mais:https://yellowmessenger.com/br-pt/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>