SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Por que o setor de telecomunicações precisa apostar na gestão de projetos para ter sucesso

  • Terça, 29 Junho 2021 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com um número elevado de clientes insatisfeitos e características que tornam o trabalho mais complexo, o segmento de telecomunicações necessita de um bom gerenciamento e processos bem estruturados para conseguir entregar serviços de qualidade ao consumidor final

Segundo dados da Anatel, a insatisfação dos consumidores com serviços de telefonia e telecomunicações apresenta índices elevados. Em muitas regiões, as taxas aumentaram após o início da pandemia e uma demanda maior dos usuários por esse tipo de serviço.

As companhias do setor tentam buscar soluções para essa situação. Não à toa, o segmento é o que possui a maior demanda de profissionais especializados em gestão de projetos, de acordo com um estudo realizado pelo Project Management Institute.

Isso porque a área de telecomunicações conta com particularidades que demandam de uma atenção diferenciada no aspecto gerencial, principalmente em relação aos equipamentos e infraestrutura envolvidos. À frente da consultoria Projeta - Inteligência em Projetos, Rafael Villega, explica que um processo de gestão de projetos bem estruturado pode trazer uma série de benefícios para as empresas do ramo de telecomunicação.

“Por conta da complexidade que o setor apresenta, especialmente por causa da parte de infraestrutura que o trabalho demanda, a gestão de projetos tem muito a contribuir na otimização dos processos e também na melhora na qualidade dos serviços prestados. Isso contribui para aumentar a fidelização dos clientes, potencializar o controle de qualidade e até para a diminuição de despesas e melhoria do processo de tomada de decisão”, exemplifica.

Rafael ainda cita que outros benefícios também incluem a construção de melhores relacionamentos entre as equipes, aumentando o engajamento da companhia, e um maior controle de riscos. O consultor também ressalta que geralmente os projetos em telecomunicações são integrados, ou seja, vários fornecedores são responsáveis por partes de um produto final.

“Isso aumenta expressividade a probabilidade de erros, atrasos, falhas de comunicação ou de que o trabalho não seja bem-sucedido de forma geral. Quando você implementa um processo de gestão de projetos que facilita o fluxo de informação entre os vários stakeholders, todas essas variáveis que possivelmente podem causar problemas acabam sendo minimizadas porque você tem metas, processos e etapas de verificação bem definidas para acompanhar o trabalho de todos os envolvidos”, esclarece.

Aproximadamente 90% do tempo gasto para a realização de projetos é investido na comunicação entre as partes envolvidas e na checagem do desenvolvimento do trabalho. O consultor da Projeta esclarece que problemas de comunicação podem fazer com que prazos não sejam cumpridos, ocasionando em atrasos, que os profissionais não entendam o que é esperado deles, impactando na qualidade das entregas, e que as demandas dos clientes não sejam atendidas, pondo em risco a relação com stakeholders.

Também é comum que sejam feitos testes em produtos durante sua integração. Isso não necessariamente é algo ruim, mas faz com que o projeto tenha um alto risco de fracasso. Contudo, se as equipes estiverem preparadas para lidar rapidamente com os insucessos encontrados e conseguirem identificar em que momento do trabalho eles aconteceram, a probabilidade deles conseguirem consertar e fazer com que o objetivo final seja alcançado aumenta consideravelmente, de acordo com Rafael Villega.

“São diversos fatores bem característicos do setor de telecomunicações que aumentam a necessidade das organizações de um processo de gestão de projetos. Com essa estrutura, elas conseguem entender as necessidades dos clientes, traduzindo suas expectativas em requisitos mensuráveis, aumentar as probabilidades de entregas dentro dos prazos e custos planejados, garantindo a qualidade, identificar e reduzir os possíveis riscos dos projetos e aumentar a integração e comunicação da equipe de trabalho”, finaliza.

Sobre a Projeta - Inteligência em Projetos - Fundada pelo consultor de projetos Rafael Villega, a Projeta é uma consultoria especializada em gerenciamento de projetos inteligentes e melhoria de processos. Por meio de boas práticas e ferramentas personalizadas, a empresa oferece soluções para aumentar a performance de empresas e reduzir riscos, otimizando o trabalho, fazendo controle de qualidade e gerando mais eficiência. Saiba mais em: https://consultoriaprojeta.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 23, 2025 Info & Ti

IA entra em nova fase, e supervisão humana vira…

Dez 23, 2025 Info & Ti

Integração entre vídeo e áudio redefine segurança no…

Dez 23, 2025 Info & Ti

IA, ataques invisíveis e ética digital: 7 previsões…

Dez 23, 2025 Info & Ti

Brasil deve enfrentar o ano mais crítico em…

Dez 23, 2025 Info & Ti

Ferramentas de IA otimizam tempo, impulsionam…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Validação por foto de referência: o que é e como…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Mundo do trabalho na era da IA: por que ChatGPT…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Conheça monitores Samsung para transformar o seu setup…

Dez 22, 2025 Info & Ti

Brasil deve enfrentar o ano mais crítico em…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version