Posicionamento do Instituto SIGILO sobre o vazamento de 8,4 bilhões de senhas
O novo vazamento de dados, que expôs 8,4 bilhões de senhas de usuários da Internet, batizado de RockYou2021 e divulgado pela Cyber News nesta terça (09), reforça a visão e a política empreendida pelo Instituto SIGILO. “Temos de educar os titulares de dados e as empresas na cultura da segurança da informação. É do interesse de todos os envolvidos no sistema protetivo de dados o fortalecimento da cultura que proteja o titular e não coloque em risco os tratamentos de dados”, diz o presidente do SIGILO, Victor Hugo Pereira Gonçalves.
Para ele, é preciso urgentemente repensar a questão do vazamento de dados por outro viés. Um caminho que seja mais seguro para o titular de dados e menos oneroso para os controladores. A atual maneira de se realizar a autenticação dos titulares nos sistemas já se demonstrou inúmeras vezes não confiável.
O Instituto SIGILO tem projetos para mudar essa relação estabelecida em que o vazamento é mais previsível do que a segurança do tratamento de dados. Tal situação não é sustentável e sempre coloca em risco o lado mais fraco: o titular de dados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>