Chatbots na saúde aceleram o atendimento a pacientes. Veja 5 aplicações!
Chatbots com inteligência artificial ajudam na transformação digital de instituições de saúde com diversas aplicações para facilitar a vida de pacientes.
A transformação digital em instituições de saúde já era uma prática em desenvolvimento antes da pandemia, com prontuários eletrônicos, introdução de telemedicina, uso de robôs para fazer diagnósticos mais precisos, entre outras aplicações. Mas a pandemia forçou a digitalização de hospitais, consultórios e clínicas para garantir atendimento rápido e eficiente. Então, os chatbots na saúde foram uma saída encontrada.
Vale destacar que só 22% das instituições estavam preparadas para se transformar digitalmente no início deste ano, segundo o Gartner. Ao mesmo tempo, o estudo “50+ Inovadoras da Saúde”, realizado pela revista Medicina S/A, identificou que 85% das instituições pretendem investir em soluções digitais.
No entanto, com a introdução desses assistentes virtuais inteligentes, é possível obter ganhos substanciais nos hospitais e demais empresas de saúde, como diminuir o tempo de espera, melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a capacidade das instituições de responder a solicitações.
Além disso, os chatbots ainda podem gerar economia para os negócios com automação de demandas repetitivas, minimização de erros, maior produtividade e equipes mais enxutas no atendimento.
Com tantas vantagens apresentadas por essa solução tecnológica, é natural o crescimento na sua utilização. Segundo o Global Healthcare Chatbots Market, o mercado de chatbots na saúde devem aumentar a uma taxa anual de 20,5% entre 2019 e 2026, saltando de um valor estimado de US$ 122 milhões para US$ 542,3 milhões até 2026.
Mas como os chatbots na saúde ajudam na prática?
Esses assistentes virtuais inteligentes estão disponíveis para automatizar diversos pontos de contato entre a instituição e o paciente, melhorando o relacionamento e a experiência proporcionada. Conheça as principais aplicações:
1. Agendar e remarcar consultas: em geral, as instituições de saúde só atuam em períodos de 12 horas por dia para atender as solicitações de pacientes, como marcar uma consulta ou reagendar um horário. Isso sem falar que muitos precisam esperar muito tempo no telefone. Com os chatbots na saúde, é possível ter um canal 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sem fila de espera.
2. Divulgar resultados de exames: os chatbots podem manter os pacientes informados assim que os exames estiverem prontos, enviando notificações para o paciente visualizar o resultado no sistema.
3. Tirar dúvidas: é possível usar os assistentes virtuais inteligentes para minimizar as visitas de pacientes para apenas tirar dúvidas, fornecendo suporte e respostas instantâneas para demandas de rotina sobre consultas, exames, medicamentos, perguntas médicas, entre outros.
4. Verificar sintomas: um chatbot, construído e treinado para relacionar sintomas, doenças e orientações médicas, é capaz de automatizar diversas etapas da jornada do paciente, ajudando na verificação dos sintomas. Assim, quando o paciente responde perguntas sobre seu estado e o que está sentindo, o assistente pode sugerir os próximos passos, orientando a marcação de consultas, por exemplo.
5. Enviar lembretes: os assistentes podem mandar avisos e lembretes sobre agendamento de exames médicos e consultas, renovação de prescrição médica, aconselhamentos de saúde, entre outros.
Com o objetivo de ajudar nas relações entre pacientes e hospitais, a Yellow Messenger oferece assistentes virtuais inteligentes desenvolvidos especialmente para as empresas que prestam assistência médica.
“Nossos chatbots inteligentes ajudam no autoatendimento dos pacientes, na automação da maioria dos processos de rotina, no monitoramento dos pacientes e até no seu envolvimento personalizado”, contou o CEO e cofundador da Yellow Messenger, Raghu Ravinutala.
*Sobre a Yellow Messenger
A Yellow Messenger fornece chatbots de conversação omnichannel com inteligência artificial para instituições de saúde a fim de ajudar na transformação digital, no fornecimento de assistência médica e na construção de experiências de conversação ricas para os pacientes.
Nossos assistentes virtuais inteligentes, em texto e voz, contam com plataforma nativa para mais de 120 idiomas, inclusive português, e podem integrar mais de 30 canais.
Mais de 500 empresas em todo o mundo já utilizam os assistentes virtuais da Yellow Messenger, incluindo Pepsi USA, BMW Malásia, Xiaomi, ITC, Taj Hotels, Landmark Group, Tata AIG, Max Bupa, Bajaj, Sayurbox e Zenyum.
Atualmente, a Yellow Messenger está presente nos Estados Unidos, Europa, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia e Índia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>