SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Tecnologia no campo tem impacto limitado sem gestão profissional de propriedades

  • Terça, 04 Mai 2021 10:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jonatas Torresan
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

5G, inteligência artificial e big data aumentam produtividade, mas precisam ser acompanhadas do uso adequado dos dados

Novas tecnologias como 5G e inteligência artificial, alimentadas por big data, têm tornado as propriedades rurais cada vez mais conectadas e eficientes. A previsão de impacto do 5G no campo, por exemplo, é significativa. Um relatório elaborado em 2020 pela Nokia e pela consultoria Omdia aponta que a expansão do 5G pode gerar 76,8 bilhões de dólares ao agronegócio até 2035.

Para Jorge Dietrich, coordenador do Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM Porto Alegre, essas tecnologias trarão avanços importantes na profissionalização do agronegócio brasileiro. “As novas tecnologias permitirão uma mensuração de oferta, demanda, ganhos e perdas muito mais precisa do que a que temos atualmente. Por exemplo, o produtor poderá saber com mais precisão não só se lucrou, mas por que ele lucrou, quais dados explicam isso e com riqueza de detalhes”, afirma. Segundo ele, esse será o próximo passo de evolução após a difusão da agricultura de precisão e da rastreabilidade dos produtos.

Porém, o impacto dessas tecnologias pode ser limitado por dois fatores. O primeiro deles é a ainda baixa capilaridade da internet no campo. De acordo com o IBGE, 71,8% das propriedades rurais brasileiras não tinham acesso à internet em 2020. O segundo ponto apontado por Dietrich é a necessidade de gestão profissionalizada das propriedades rurais, já que tecnologias avançadas não são tão úteis se o negócio não é bem gerido.

“A gestão profissionalizada vai além do aspecto financeiro. Envolve um olhar cuidadoso para os dados, preparando o terreno para a chegada dessas novas tecnologias e para a inserção eficiente delas com as particularidades de cada negócio. A nova tecnologia, em si, não resolve todos os problemas da propriedade”, diz Dietrich.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Mar 06, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial: aliada estratégica para…

Mar 06, 2026 Info & Ti

Redbelt Security alerta para vulnerabilidades críticas…

Mar 06, 2026 Info & Ti

Inovações em comunicação digital: INFiLED lança no…

Mar 06, 2026 Info & Ti

Apresentando a criatividade impulsionada por IA no…

Mar 05, 2026 Info & Ti

Escolha de softwares ainda é desafio para as empresas:…

Mar 05, 2026 Info & Ti

[Galaxy Unpacked 2026] Uma prévia da linha Galaxy…

Mar 05, 2026 Info & Ti

Samsung lança Spatial Signage no Brasil e inaugura nova…

Mar 05, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial: aliada estratégica para…

Mar 04, 2026 Info & Ti

MWC 2026: Lenovo revela PCs de IA Adaptativa, Conceitos…

Mar 04, 2026 Info & Ti

Mulheres já representam uma parte crescente no setor…

Mar 04, 2026 Info & Ti

LG aposta em Inteligência Artificial em suas lousas…

Mar 04, 2026 Info & Ti

Entenda como o Big Data tem impulsionado a reputação…

Mar 04, 2026 Info & Ti

Criação de sites profissionais: o que empresas precisam…

Mar 03, 2026 Info & Ti

MWC 2026: Lenovo aprimora soluções empresariais…

Mar 03, 2026 Info & Ti

Tecnologia e manutenção preditiva ajudam turbinas…

Mar 03, 2026 Info & Ti

Uso de IA entre adolescentes dobra em dois anos, aponta…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version