Os hackers estão cada vez mais audaciosos
Vivaldo José Breternitz
Um grupo de hackers roubou cerca de 250 gigabytes de dados do Departamento de Polícia de Washington, capital dos Estados Unidos e está ameaçando divulgar esses dados caso não receba um resgate - esse tipo de crime é chamado ransomware.
Os dados que seriam divulgados, entre outros, referem-se a nomes de informantes e detalhes sobre operações em andamento, o que os torna ainda mais sensíveis; o grupo, chamado Babuk Locker, já divulgou na internet amostras do material roubado. A quadrilha é conhecida desde janeiro deste ano e seus ataques são voltados a organizações de grande porte, que tem capacidade de pagar resgates muito altos.
O Departamento de Polícia disse apenas que tomou conhecimento de acessos não autorizados à suas bases de dados, que está procurando conhecer qual o real impacto do ataque e investigando o caso em parceria com o FBI.
O mais preocupante é que esse é o terceiro departamento de polícia dos Estados Unidos a ser atingido por cibercriminosos em seis semanas, o que demonstra a audácia e competência técnica dos atacantes; talvez por ter atingido a capital do país, o caso tenha mais repercussões.
Às dificuldades de ordem técnica para combater esse tipo de crime, junta-se o fato de que frequentemente os hackers estão baseados em outros países e os resgates, quando pagos, normalmente o são em criptomoedas, tornando ainda mais difícil identificar e punir os atacantes.
Talvez a melhor alternativa seja mesmo reforçar as medidas de segurança, embora os bandidos estejam sempre um passo à frente, quer em termos de tecnologia empregada, quer em termos de estratégias.
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>