SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Anatel autoriza uso de faixas alternativas para telefonia móvel na fronteira sul do Brasil

  • Segunda, 29 Março 2021 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anatel
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Oi e Tim poderão usar faixas de frequências diferentes das autorizadas originalmente para cumprir compromissos de abrangência

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu, em reunião realizada nesta quinta-feira (25/3), aos pedidos das operadoras Oi e TIM para cumprir os compromissos de abrangência para ampliação do Serviço Móvel Pessoal (SMP – telefonia e banda larga móveis) nas regiões de fronteira dos municípios de Uruguaiana (RS) e Foz do Iguaçu (PR) utilizando outras faixas de frequências devido às interferências prejudiciais que estavam ocorrendo na divisa com a Argentina e o Paraguai. Com a decisão, os consumidores das duas cidades poderão usufruir de tecnologia igual ou superior à originalmente prevista.

A Oi e a TIM devem cumprir compromissos relativos ao edital do 3G e ao edital de sobras da banda H em Uruguaiana (RS) e em Foz do Iguaçu (PR). Como resultado da decisão do Conselho Diretor, a TIM poderá atender o compromisso de cobrir, pelo menos, 20% da área urbana do Distrito Sede de Uruguaiana utilizando uma subfaixa distinta da que lhe foi outorgada no Edital de Licitação nº 002/2007/SPV-Anatel. A Oi, por sua vez, poderá usar uma subfaixa diferente da outorgada no Edital de Licitação nº 001/2011/PVCP/SPV-Anatel para cobrir pelo menos 80% da área urbana do Distrito Sede do de Foz do Iguaçu.

Entenda o caso – Desde 2009 têm sido registradas nessas cidades interferências prejudiciais causadas pela incompatibilidade entre os arranjos de radiofrequências utilizados pelo Brasil e países vizinhos. As interferências do tipo crossband levam um país a ter enlaces de descida (downlink) na mesma faixa em que o país limítrofe tem o seu enlace de subida (uplink), o que pode conduzir à perda de recepção na estação radiobase. Como as radiofrequências se propagam para além das fronteiras nacionais, não é possível evitar interferências prejudiciais nas faixas de 1850 a 1880 MHz e 1930 a 1980 MHz se houver enlaces de subida e de descida sobrepostos.

Após reuniões entre os reguladores e as operadoras das nações envolvidas chegou-se à solução técnica de repartição de frequências entre os países, como preconizam as recomendações da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Dessa forma, houve redução nas faixas de radiofrequências disponíveis para as prestadoras brasileiras nas regiões de fronteira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Abr 24, 2026 Info & Ti

Atualização Deezer: Faixas geradas por IA representam…

Abr 24, 2026 Info & Ti

Brasil fica para trás no venture capital enquanto EUA…

Abr 24, 2026 Info & Ti

Música ou algoritmo? Movimento lança selo para…

Abr 24, 2026 Info & Ti

Samsung e Spotify te ajudam a desbloquear seu amor…

Abr 23, 2026 Info & Ti

Twilio e Branded House lançam relatório "O Futuro das…

Abr 23, 2026 Info & Ti

ServiceNow e Google Cloud unem agentes de IA para…

Abr 23, 2026 Info & Ti

Invent Software e Busca.Legal automatizam consultas de…

Abr 23, 2026 Info & Ti

De fábricas a serviços: onde os robôs humanoides já…

Abr 22, 2026 Info & Ti

Mercado de TI cresce no Brasil, mas acende alerta para…

Abr 22, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial consolida novo padrão de…

Abr 22, 2026 Info & Ti

O maior risco da Inteligência Artificial não é a…

Abr 22, 2026 Info & Ti

Bluefields inicia fase estratégica e lança modelo…

Abr 17, 2026 Info & Ti

[Guia do usuário] Galaxy A57 5G e A37 5G: levando as…

Abr 17, 2026 Info & Ti

Motorola abre pré-registro para o novo motorola razr…

Abr 17, 2026 Info & Ti

Aprenda a conectar a Sound Tower Samsung ao smartphone…

Abr 17, 2026 Info & Ti

IA impulsiona receita e eficiência no mercado…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version