SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Varejo e Indústria buscam otimizar custos com produção de imagem

  • Quarta, 10 Março 2021 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tayce Bandeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com os impactos financeiros gerados pela pandemia, marcas de médio e grande porte recorrem a estratégias para reduzir os custos atrelados à produção de imagens sem perder a qualidade.

Os custos com produção de imagem sempre foram expressivos dentro do orçamento de marketing de grandes indústrias e varejos. No atual cenário, as marcas de médio e grande porte que, no passado, destinavam boa parte do seu fôlego financeiro para ter fotos, vídeos e materiais gráficos impecáveis precisaram rever sua estratégia. Como fazer isso sem abalar a qualidade do resultado final de uma comunicação que está diretamente relacionada à conversão em vendas? Nos últimos meses, algumas tendências mostraram que o mercado está encontrando soluções inteligentes para enxugar os gastos, mantendo o nível das imagens em todos os canais.

A primeira mudança está na otimização do material produzido. Antes dos impactos da covid-19 nos negócios, muitas empresas geravam fotos e vídeos separadamente para o e-commerce, os marketplaces, as redes sociais, os catálogos editoriais e as peças dos pontos de venda físicos. Hoje, uma imagem produzida busca atender o maior número de canais possíveis, reduzindo o investimento em novos shootings e edições. Depois de pronto, o material é adaptado para os formatos de cada plataforma, de acordo com o objetivo. O estilo visual também mudou. As produções com modelo em estúdio e externa se tornaram mais minimalistas e passaram a adotar elementos e espaços locais, facilitando o trabalho e reduzindo os custos.

Para Carolina Soares, co-fundadora da produtora de imagem Fotopontocom, a Indústria e o Varejo brasileiros absorveram conhecimento e expertise do e-commerce no último ano. Segundo a executiva, na medida em que as marcas precisaram ampliar rapidamente a sua presença online para garantir a operação funcionando, simultaneamente também tiveram que entender melhor o comportamento omnichannel do consumidor e ajustar sua forma de aplicar recursos. “O comprador nunca esteve tão interessado e ativo no comércio eletrônico, mas isso não quer dizer que este é o único ponto de venda. Pode ser um app parceiro, um post em rede social, uma oferta no marketplace ou mesmo um material gráfico exposto na loja física que vai levar à decisão de compra. Por isso, a primeira alternativa para a empresa garantir sua produção de imagem, sem perder a qualidade, é otimizando o uso do material”, explica.

Mesmo assim, essa opção não atende 100% da demanda das marcas tanto por imagem, quanto por economia. Por isso, outra forma cada vez mais comum de reduzir o alto valor empregado nessa parte da cadeia vem sendo a terceirização. Ao invés de ter o custo fixo com uma equipe interna para a produção fotográfica e audiovisual, médias e grandes marcas estão tornando esse custo variável, contratando profissionais individuais ou produtoras especializadas de acordo com o calendário de lançamento de peças, produtos e coleções. “Estamos observando um crescimento massivo no mercado de produção de imagem, em decorrência dessa nova postura das marcas, o que é bastante benéfico para o setor de Fotografia e Audiovisual como um todo. Na perspectiva das empresas, vemos muitas vantagens para o lojista, que pode ter um alto volume de imagem, de acordo com a sua necessidade, utilizando uma estrutura profissional pronta e de última geração, sem precisar investir ele próprio em pessoal, equipamento, espaço e manutenção”, acrescenta Carolina Soares.

Sobre a Fotopontocom

A Fotopontocom é líder em soluções de fotografia e vídeo especializada no e-commerce brasileiro. Por ser uma produtora 360º com estúdio próprio, a empresa faz toda a operação de imagem para lojas virtuais, do planejamento fotográfico ao cadastro final no site. Um processo de ponta a ponta, com inteligência de 10 anos de mercado e portfólio com grandes nomes, como C&A, Forever XXI, Levi’s, Tng, Sestini, Cia. Marítima, Ri Happy, entre outros. A Fotopontocom atua com sistema próprio e personalizado, oferecendo conforto, segurança e rentabilidade aos clientes, sempre com foco no respeito às pessoas e na democratização do mercado da fotografia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version