SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Bandas milimétricas: América Latina ainda se encontra na fase de estudo

  • Segunda, 01 Fevereiro 2021 10:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e Uruguai já contam com bandas mmWave em uso

Chile alocou a banda de 26 GHz e o Brasil espera fazê-lo este ano

Na maior parte dos países da região, estas frequências ainda se encontram em estudo

As bandas milimétricas ou mmWave terão um papel fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações sem fio a partir da chegada da 5G. Estas frequências, que incluem os intervalos entre 30 e 300 MHz, e também algumas bandas mais baixas como de 26 GHz e 28 GHz serão de suma importância para o desenvolvimento pleno da quinta geração de tecnologias móveis. Devido à sua grande largura de banda para a transmissão de dados, ela será fundamental para o desenvolvimento de casos de uso de eMBB, (enhanced Mobile Broadband) em áreas urbanas densas e cenários de uso similares.

De acordo com o documento Understanding Millimeter Wave Spectrum for 5G Networks publicado recentemente pela 5G Americas, cerca de 100 GHz de espectro radioelétrico em bandas milimétricas tem sido identificado para futuras redes 5G.

Na América Latina, os pioneiros no uso destas frequências são Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e Uruguai, que já contam com algumas destas bandas para uso comercial, segundo o relatório da 5G Americas, Bandas de Ondas Milimétricas (mmWave) para 5G na América Latina e no Caribe.

Enquanto isso, o Chile recentemente concluiu um processo de alocação para a banda de 26 GHz, segundo informaram as autoridades do país. Esta mesma frequência deve ser alocada também pelo Brasil ainda neste ano.

Por sua vez, países como Costa Rica, México, Colômbia e Peru, as bandas milimétricas se encontram em estudo por parte das autoridades locais, enquanto que em outros como Argentina e Panamá foram deixadas reservadas, ou seja, suspenderam a alocação de novas permissões a espera de uma decisão das autoridades sobre seu destino.

O principal atrativo das bandas milimétricas reside em sua grande largura de banda. Contudo não estão isentas de desafios: sua propagação é mais reduzida que o espectro abaixo de 6 GHz, e os sinais podem ser atenuados por barreiras físicas ou algumas condições climáticas. Além disso, seu aproveitamento requer redes com mais densificação de infraestrutura e componentes eletrônicos mais sofisticados para adaptar os equipamentos mmWave aos dispositivos de rede e aos terminais.

A alta densidade de infraestrutura necessária implica a instalação de mais fibra óptica e small cells nas cidades mais densamente povoadas, o que é importante para agilizar os procedimentos de autorização de infraestrutura. Em alguns casos, requer revisar os regimes de administração de espectro para adaptar às características das bandas mmWave elementos como limites de espectro, áreas de cobertura e mecanismos para a alocação efetiva de recurso.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version