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Spot Metrics usa inteligência de dados para gerar valor para varejo físico

  • Sexta, 13 Novembro 2020 13:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
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A empresa utiliza Marketing Operating System (mOS) para direcionar negócios, podendo gerar mais de 50% de retorno ao varejista

Em tempos em que o e-commerce tem contabilizado bons números, o varejo físico continua vivo e mostrando que ainda tem muito potencial pela frente. E é para ajudar as empresas desse segmento que a Spot Metrics nasceu, uma plataforma de Inteligência de dados e CRM que utiliza marketing Operating System (mOS) para direcionar negócios a tomar decisões assertivas.

Criada em 2015, a empresa surgiu para entregar uma solução tecnológica para o varejo físico, como por exemplo shoppings centers, um segmento de mercado que pouco tinha visão de alguns aspectos como: qual valor do cliente, quando será a próxima compra dele e até quantos clientes estão prestes a não se relacionar mais com aquele estabelecimento. Ter esse tipo de dado em mãos é o que faz a ferramenta ser capaz de gerar até 50% de retorno para o lojista e o shopping.

Seja por meio de um CRM específico para o varejo off-line, por loyalty, carteira digital, integração com os maiores e-commerces do país e empresas de telefonia, a empresa impulsiona a migração das lojas e shoppings para uma plataforma inteligente de varejo, baseada em Big Data e apoiada em tecnologia própria e brasileira, apta a cooperar com o varejo online.

"Quando criei a Spot Metrics percebi uma lacuna no mercado. Os shoppings passam a maior parte do tempo sem visibilidade do negócio. E isso vai totalmente na contramão dos e-commerces, que são movidos a dados e estão o tempo todo lapidando produtos e serviços com base na experiência do consumidor. Levando em conta que 75% dos domínios de e-mails de shoppings estão no spam das pessoas, é nítido que eles precisam ter mais informações em mãos para melhorar o relacionamento com o consumidor", pontua Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics.

A plataforma da Spot Metrics

Com forte abordagem em inteligência de dados, a Spot Metrics fez parceria com os maiores meios de pagamentos do Brasil para, pela primeira vez, os shoppings poderem responder perguntas que antes não conseguiam, explica Raphael. "A ideia não é substituir a experiência dos gestores, mas dar a eles novos insights para que possam ser mais eficientes", evidencia o CEO.

Na prática, uma das formas inovadoras de trabalho da empresa é como a plataforma cria uma campanha. Sem a Spot Metrics o marketing do shopping iria selecionar por meio de critérios basicamente cadastrais quais clientes receberiam uma comunicação. Com a Spot Metrics, essa estratégia é diferente e sem vieses inconscientes.

A campanha será criada a partir de palavras-chave referentes à data, como: "criança", "caderno", "colégio", para uma campanha de volta às aulas, por exemplo, e o sistema, como uma abordagem estatística e sem qualquer viés inconsciente e preconceituoso, seleciona quais os clientes que gostariam de receber essa comunicação e, mais, em qual canal cada cliente gostaria de ler. Levando a personalização a um nível inédito no varejo off-line. O retorno da ação via algoritmo da Spot chega a ser 50% mais eficiente do que o humano.

"Se por muito tempo falou-se do varejo phygital e transformação digital de forma muito abstrata, essa é a primeira vez que o conceito toma forma real e de abrangência nacional. Esse pode ser um movimento importante em termos de eficiência para o varejo, em um momento em que todo o setor sofre com a retomada incerta", conclui Raphael.

Sobre a Spot Metrics:

Criada em 2015, a Spot Metrics é uma plataforma de Inteligência de dados e CRM para varejo físico - o mOS (marketing Operating System). A empresa trabalha para gerar valor por meio de dados, a fim de que os clientes consigam ter decisões assertivas sobre o negócio. O que antes era impossível ter conhecimento como: qual o valor do cliente, quando será a próxima compra dele, quantos clientes estão prestes à não se relacionar mais com a loja ou shopping, agora é possível com a expertise da Spot Metrics.


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