SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Insper, Grupo Fleury e 3D Criar unem esforços para avaliar nacionalização de modelo de swab nasal impresso em 3D

  • Quinta, 12 Novembro 2020 11:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Buriti
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Desenvolvido de forma colaborativa e em fase de validação de protótipos, iniciativa busca engajar interessados em colaborar com o projeto e ajudar na mitigação dos impactos da Covid-19

O Insper, o Grupo Fleury e a 3D Criar unem esforços para avaliar nacionalização de modelo de swab nasal impresso em 3D e de peça única, por meio de um projeto colaborativo que busca, em sua primeira fase, o desenvolvimento e validação de protótipos que possam vir a ser replicados em larga escala em uma segunda etapa. A iniciativa busca viabilizar uma linha adicional de abastecimento de swab nasal de peça única, espécie de cotonete utilizado na coleta de exames, incluindo os realizados para detecção do novo coronavírus.

O projeto, desenvolvido de forma colaborativa, está no final de sua primeira fase, com a avaliação de protótipos pelo Grupo Fleury e discussão sobre os pontos críticos de um protocolo de validação, assim como elementos de Compliance técnico que devem ser observados. Além da resina e da esterilização, foram avaliadas usabilidade e performance em teste de biologia molecular. Os resultados são satisfatórios e indicam um design específico de ponta a ser avaliado com mais detalhe. A segunda etapa do projeto focará nesse aspecto e discussão sobre potencial escalabilidade.

"Por meio dessa iniciativa, temos o objetivo de produzir conhecimento nacional sobre um item essencial para o diagnóstico da COVID-19, de forma colaborativa e com a disponibilização futura dos protótipos aprovados em formato open source para serem estudados e replicados", conta Daniel Kras, gerente de Laboratório do Fab Lab do Insper.

Para Flávia Helena da Silva, gerente de Inteligência de Qualidade e Processos Médicos & Técnicos do Grupo Fleury, a iniciativa também envolve aprendizado em relação aos protocolos já existentes e à avaliação de toda a cadeia de produção. "Há vários pontos de atenção que devem ser observados para garantir a qualidade do produto e dos materiais, bem como aspectos de legislação. É um aprendizado valioso que enriquece o debate sobre a importância de termos várias linhas de abastecimento para insumos críticos do setor de saúde. Esperamos que o projeto desperte o interesse de toda a comunidade e que mais participantes possam colaborar com esse processo. A segurança e a experiência do paciente requerem conhecimentos diversos", completa.

Histórico

De acordo com Daniel, a iniciativa surgiu após conversas com a equipe técnica do Grupo Fleury, empresa que vem pesquisando alternativas na área da saúde e que, assim como o Insper, está desenvolvendo projetos relacionados ao combate aos impactos trazidos pela COVID-19.

"O time do Fab Lab recebeu, para análise, amostras de swab encaminhadas pelo Grupo Fleury. Foi realizada uma pesquisa sobre iniciativas ao redor do mundo. As mais relevantes foram desenvolvidas com projetos proprietários, ou seja, não havia disponibilidade de arquivos de projeto para replicar, analisar ou melhorar", explica Daniel.

A partir dessas informações iniciais, o Fab Lab integrou mais laboratórios da escola, como o de materiais e o de fabricação industrial, para desenvolver modelos de swab que fossem bons o suficiente e compatíveis com fabricação em larga escala. O time de laboratórios propôs modelos virtuais em 3D para análise dos colegas de projeto do Grupo Fleury. Foram utilizadas ferramentas como Blender e Fusion360 para modelagem, softwares com acesso livre para compartilhamento de projetos e desenvolvimento dentro da comunidade maker.

Os modelos virtuais em 3D, após validação do Grupo Fleury, seguiram para avaliação do fornecedor parceiro 3D Criar, que trouxe contribuições ao desenho e ofereceu-se, por meio de doação, como responsável pela prototipagem das amostras.

O resultado das primeiras impressões 3D dos swabs com desenho nacional está em fase de avaliação pelo Grupo Fleury. "Enquanto isso, seguimos avaliando os custos de desenvolvimento do projeto em larga escala para um segundo momento", conta Daniel.

Os interessados em saber mais sobre o Projeto Swab podem entrar em contato com o Fab Lab clicando aqui .

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba). 

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 2,5 mil médicos, a empresa conta com cerca de 250 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Serdil, Clínica Felippe Mattoso, Labs a+, Lafe, Diagnoson a+, Diagmax, Instituto de Radiologia de Natal, CPC e Inlab. Além de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica e em saúde corporativa e atenção primária, atua com a marca SantéCorp. Também, recentemente foi lançada a plataforma Saúde iD, que surge para integrar produtos e serviços de saúde em um único lugar, permitindo que o indivíduo tenha, pela primeira vez, todas as suas informações de saúde reunidas num único lugar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version