SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Experiência de consumo em supermercados: canais digitais e delivery são os serviços de maior reprovação, diz pesquisa

  • Sexta, 06 Novembro 2020 13:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karin Del Nobile
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Levantamento realizado pela SoluCX avaliou 39 estabelecimentos na cidade de São Paulo nas categorias de pesquisa de percepção de marca, satisfação e popularidade

Comprar mantimentos por aplicativos e sites se tornou ainda mais comum com o isolamento social e, com essa tendência, veio também a necessidade de mais investimentos na experiência de compra nas plataformas. Um levantamento realizado pela SoluCX, empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS, mostrou que o índice de maior rejeição pelo público é, justamente, a jornada em canais digitais, com 27,5% de desaprovação.

Além dessa característica, o público também avaliou com likes e dislikes, método utilizado para mapear o índice de aprovação dos serviços, o sistema de entrega, que quase empatou com a jornada digital em índice de rejeição (27,4%), promoções e programas de fidelidade (25,3%), custo benefício (22,8%), atendimento e agilidade (14,5%), variedade e disponibilidade de produtos (12,5%) e instalações da loja (11,7%).

Segundo Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, muitos supermercadistas não estavam preparados para essa realidade e isso faz com que a percepção do público seja negativa. “Em março, quando grande parte da população começou a migrar suas rotinas para dentro de casa, a demanda de compras digitais explodiu antes que alguns segmentos conseguissem se adaptar e oferecer uma logística mais otimizada e isso está diretamente ligado aos resultados do levantamento”, comenta Serrano.

Outro destaque da pesquisa foi o ranking de Net Promoter Score (NPS), que avalia o índice de lealdade de um cliente. A ideia central é instigar o respondente com a pergunta “em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria esse estabelecimento para outras pessoas?” e os melhores avaliados foram o Sítio Verde Hortifruti, com nota 61,1, Petit Mambo (59,0) e o Master Supermercados (58,5).

Entre os dez melhores avaliados, também estão o Atacadão (58,5), Carrefour (57,5), Assaí Atacadista (55,8), Natural da Terra (55,4), Hirota Food Express (55,1), Giga atacado (52,9) e Oba Hortifruti (52,5). Ainda que esses sejam os melhores avaliados, a nota média do NPS do segmento é apenas 46,6, em uma escala de avaliação que considera 100 um serviço em excelentes qualidades.

Para entender a popularidade entre os avaliados, os respondentes foram questionados sobre os supermercados que já tiveram alguma experiência. Neste ranking, o Extra, Carrefour e o Dia são os grandes destaques, com experiência comprovada por 94,1%, 93,5% e 87,6%, respectivamente, foram os mais citados pelos consumidores. Seguidos do Assaí Atacadista (85,8%), Pão de Açúcar (84,9%), Atacadão (77,2%), Sonda Supermercados (75,7%), Carrefour Express (64,8%), Makro (64,3%) e Mini Extra (64,2%).

A empresa ouviu, entre abril e agosto deste ano, a opinião de 3.423 pessoas sobre os serviços prestados por 39 supermercados da cidade de São Paulo. Para baixar o relatório completo, acesse o link: https://bit.ly/3kFifJ6.

Sobre a SoluCX

A SoluCX é uma empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS por meio de um software de gestão da experiência do cliente. A startup nasceu em São José dos Campos/SP e desde 2017 se consolidou no mercado, realizando, por ano, mais de 6 milhões de pesquisas de satisfação transacionais a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version