SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Ericsson e Universidade Federal do Ceará celebram 20 anos de parceria em pesquisa com webinar exclusivo

  • Sexta, 06 Novembro 2020 13:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

• O encontro - que será ao vivo e 100% digital - acontecerá no próximo dia 12/11, às 10h, direto do canal da Ericsson Brasil no Youtube

• Instituições revisitarão os principais marcos da história de colaboração nas últimas duas décadas, destacando os avanços tecnológicos registrados como fruto desse esforço conjunto para o desenvolvimento do Brasil e também do mundo

No próximo dia 12 de novembro, das 10h às 11h, a Ericsson receberá a Universidade Federal do Ceará (UFC) para uma conversa ao vivo em sua série de encontros virtuais, o Ericsson Easy Talks, para falarem juntas sobre os 20 anos de história da colaboração que foi firmada entre as duas organizações no início de 2000.

Na ocasião, Edvaldo Santos, Head do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, conversará com Rodrigo Cavalcanti, Professor Titular na UFC e atualmente seu Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, e, juntos, revisitarão os principais marcos registrados até agora. Eles vão destacar as inovações que foram alcançadas ao longo das duas últimas décadas como fruto da parceria e de que forma as pesquisas conjuntas impactaram para os avanços tecnológicos no Brasil e no mundo, em especial no que diz respeito ao 5G. Também falarão sobre acordos de colaboração em desenvolvimento nesse momento e de como eles fomentam oportunidades para os pesquisadores brasileiros no âmbito nacional e global.

A Lei da Inovação, de 2004, trouxe grandes avanços no âmbito das inovações no Brasil, com a criação de núcleos desse setor nas universidades. No último Ranking Universitário Folha (RUF), publicado em 2019, a UFC ficou em 7º lugar entre as instituições brasileiras de ensino superior com mais pedidos de patentes, totalizando 219 solicitações ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Os dados trazidos pelo RUF 2019 reforçam a essencialidade das parcerias entre as grandes empresas, como a Ericsson, com as universidades para ampliar as possibilidades de novos projetos na área de tecnologia, bem como permitir um aprofundamento da atividade prática pelos futuros profissionais do mercado.

Acompanhe a conversa ao vivo no canal da Ericsson Brasil no Youtube. Não há necessidade de pré-inscrição.

Sobre os convidados

Edvaldo Santos é Diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para América Latina. Antes de assumir essa posição, o executivo atuou como diretor de Relações Governamentais da empresa no Brasil. Sua história com a Ericsson teve início em 1987, logo após graduar-se na Escola de Engenharia de Lins. Edvaldo tem MBA em Administração e Mestrado em Administração Estratégica, ambos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Responde também pela coordenação do Comitê de Inovação da Swedcham.

Rodrigo Cavalcanti é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente seu Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa. Atuou como coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Teleinformática (CAPES 6). Possui certificação em Leadership and Management pelo MIT e Project Management Professional pelo PMI. Bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico do CNPq. Fundador e coordenador do GTEL (Grupo de Pesquisa em Telecom Sem Fio) na UFC. Coordena projetos de P&D financiados pela ERICSSON em que foram geradas soluções para tecnologias 3G, 4G e 5G. Publicou e editou quatro livros e inúmeros artigos em conferências internacionais e revistas indexadas. Responsável pela coordenação na UFC de projetos com financiamento da Comunidade Européia do programa Horizon 2020. Inventor em várias patentes concedidas pelo escritório norte americano de propriedade intelectual. Presidente da Fundação ASTEF (fundação de apoio da UFC) de 2013 a 2016. Coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UFC (2017-2019) sendo responsável pelo 1º licenciamento de patente da UFC com contrato de royalties.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version