Vivo mostra aos clientes como calcular sua pegada de carbono e combater as mudanças climáticas
• Iniciativa da operadora permite ao consumidor saber o quanto emite de CO2 ao consumir seus serviços e como o uso da tecnologia pode ajudá-lo a evitar emissões
Empresa carbono neutra, comprometida com a sustentabilidade e com o combate às mudanças climáticas, a Vivo está lançando uma iniciativa inédita no setor, que permite ao cliente entender e calcular sua pegada de carbono, ou seja, o impacto do seu consumo no meio ambiente e sua relação com o aquecimento global. As instruções e a calculadora virtual estão disponíveis no site da operadora, juntamente com dicas para minimizar suas as emissões de gases causadores do efeito estufa (CO2).
A proposta da Vivo é demonstrar ao consumidor, de forma transparente, que grande parte das atividades de nosso dia-a-dia emite CO2, e a importância da tecnologia como recurso fundamental na luta contra o aquecimento global. "Estamos fazendo a nossa parte para reduzir e compensar a emissão de gases poluentes e com isso combater as mudanças climáticas. Somos empresa neutra em carbono, com energia 100% renovável e cuidamos dos nossos resíduos. Agora queremos levar também aos nossos clientes conhecimento e alternativas que promovam um consumo cada vez mais responsável para juntos fazermos a diferença", revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.
"Iniciativas simples que tomamos como indivíduos, como evitar deslocamentos, usar meios de transporte como bicicletas e patinetes, substituir combustíveis fósseis por etanol ou reciclar o resíduo eletrônico, contribuem no coletivo e ajudam a reduzir o impacto de nossas ações no planeta", completa a executiva.
A ação da Pegada de Carbono da Vivo soma-se à outras ações de estímulo ao consumo responsável. É o caso do selo EcoRating, que avalia com nota de 0 a 5 os impactos ambientais na cadeia produtiva dos smartphones, a partir de mais de 100 critérios socioambientais. A metodologia foi desenvolvida pela ONG Fórum for the Fortune, do Reino Unido e dá aos clientes uma opção de compra mais sustentável.
Em setembro, a empresa lançou o movimento Recicle com a Vivo que convida a sociedade a pensar sobre os resíduos eletrônicos e o descarte correto desse tipo de material e busca engajar o consumidor a fazer parte desse movimento, ampliando a destinação correta e a reciclagem de materiais como aparelhos de celular, cabos e baterias no Brasil. Em um único dia de ação, somente com seu público interno, a Vivo conseguiu arrecadar 1,8 toneladas de resíduos. Todas as lojas Vivo no Brasil estão equipadas com lixeiras especiais para a coleta destes equipamentos. A Vivo ainda oferece aos clientes a opção sem papel, com a Conta Digital e a Venda Sustentável, na qual os contratos assinados de forma digital, por meio de tablets. Os documentos podem ser acessados por e-mail ou via app Meu Vivo.
Menos emissões
Em 2020, a Vivo passou a compensar 100% das suas emissões diretas de CO2, tornando-se a primeira empresa do setor carbono neutro do país e antecipando-se à meta global do grupo Telefónica, de ser carbono neutro até 2050. Parte desta conquista é resultado da utilização de energia elétrica totalmente renovável, o que influencia de modo direto na redução de emissões de CO2e da Vivo, que foi 50% menor em 2019. A empresa também utiliza biocombustível e testa os primeiros carros elétricos de sua frota.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>