Conectividade digital é um dos mais importante entre os novos valores das empresas durante a pandemia, aponta Pesquisa da Grant Thornton
Feita em parceria com a Culture for Performance, a pesquisa revela que as novas prioridades das empresas, por conta da pandemia, devem continuar no 'Novo Normal'
Uma pesquisa realizada pela Grant Thornton Brasil, empresa especializada em consultoria e auditoria, e Culture for Performance, empresa especializada em projetos de cultura organizacional, detectou novas prioridades para as empresas após a disseminação da Covid-19. Conectividade digital, atitude positiva, bem-estar dos funcionários (físico, emocional, mental e espiritual), compartilhar informações e comunicação aberta são cinco valores que não apareciam em pesquisas anteriores (pré Covid) e agora estão entre as dez primeiras posições.
Em primeiro lugar no ranking aparece adaptabilidade, com 63%, seguida de conectividade digital (29%), atitude positiva (25%), redução de custos (24%), aprendizagem continuada e bem-estar, com 23%. Completam a lista dos dez primeiros o comprometimento (21%), cautela (20%), compartilhar informações e comunicação aberta, ambos os valores com 19%.
“As pessoas estão enxergando uma clara mudança de valores em função das necessidades impostas pela pandemia. Por isso, esse maior foco nas pessoas (especialmente no seu bem-estar) e a capacidade de se adaptar rapidamente e inovar passam a ser mais importantes do que atingir metas”, avalia Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano da Grant Thornton.
Ele explica que “durante a crise da Covid-19, as empresas estão tendo de se adaptar mais rapidamente, acelerando a digitalização do seu negócio. Além disso, aumentou a importância da aprendizagem e há uma grande demanda por bem-estar e por comunicação transparente e com significado”.
Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que com os desafios impostos pela pandemia lideranças precisam ser desenvolvidas para se adaptarem ao “Novo Normal”, pois não é mais possível contar apenas com suas experiências passadas. Também há uma clara demanda para que as organizações sejam mais humanas e se preocupem com o bem-estar das pessoas. Paralelamente, as empresas vão precisar investir consistentemente em melhorias e cada vez mais buscar soluções criativas, principalmente para situações inusitadas, diferentes.
Segundo os analistas, os avanços em digitalização do negócio, capacidade de adaptação, comunicação e qualidade de vida devem continuar no pós-pandemia, juntamente com as demandas por alianças com parceiros estratégicos e a agilidade, que estavam presentes antes da crise.
A conclusão é que, em um futuro próximo, a inovação deve entrar definitivamente na agenda das empresas. E a busca por resiliência e a descoberta de novas abordagens e formas mais flexíveis de trabalho, baseadas em tecnologia e conectividade digital, passam a ser fundamentais para aumentar o engajamento e incentivar o trabalho colaborativo nas organizações.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com 2 mil colaboradores, em todas as regiões do Brasil, entre 19 de junho e 29 de julho deste ano, e procurou entender como a pandemia impactou as organizações e sua cultura, quais as novas prioridades das empresas e funcionários e o que será necessário para essas empresas se adaptarem ao “novo normal”.
O levantamento de dados foi realizado mediante a aplicação de questionário, tomando por base a metodologia criada por Richard Barrett para assessment de cultura organizacional. Esta metodologia é utilizada em cerca de 100 países e tanto Grant Thornton quanto a Culture for Performance possuem profissionais certificados para sua aplicação. No questionário, os respondentes apontaram quais eram os 10 principais valores no período pré-Covid-19, durante a Covid e o que esperam que seja relevante para o período pós-Covid-19.
Informações sobre a amostra:
Amostra: 2.100 respondentes (Brasil)
Período de coleta: 19/Jun a 30/Jul/20
Faixa etária (geração): Z, Y, X e Baby Boomer
Nível hierárquico: estratégico, tático e operacional
Porte da empresa: pequena, média e grande
Origem do capital: nacional x multinacional
Sobre a Grant Thornton
A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente nos 10 principais centros de negócios do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.
Sobre a Culture for Performance
A Culture for Performance é uma empresa especializada em treinamento e consultoria na área de diagnóstico, gestão e transformação de cultura organizacional. É a maior empresa brasileira de certificação na metodologia internacional criada por Richard Barrett para análise de cultura tendo certificado quase 400 profissionais no Brasil e América Latina. Na área de consultoria, a Culture for Performance já realizou mais de 30 projetos em empresas de diversos portes e segmentos no Brasil e na América Latina.
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