SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Corsan aumenta produtividade em 25% ao automatizar processos de TI com SoftExpert

  • Quinta, 17 Setembro 2020 08:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Após seis meses de uso da ferramenta ITSM, economia gerada já é de aproximadamente R$70 mil

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul, aumentou a produtividade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a solução ITSM da SoftExpert, fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

A Corsan, que conta com cerca de 5.500 colaboradores e atua em 317 municípios do estado, utiliza o SoftExpert Excellence Suite há 10 anos e, há seis meses, implementou a solução ITSM (I.T Service Management) para gerenciar as demandas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O gerente do projeto na Superintendência de TIC da Corsan, Jader Fraga Vieira, comenta que devido à ausência de uma ferramenta robusta, a plataforma de chamados era usada exclusivamente pela equipe de TIC. Assim, para que o funcionário pudesse solicitar suporte, era preciso entrar em contato com a Central de Serviços para registrar o pedido. “Quando a empresa terceirizada era trocada, o software também era substituído, trazendo dificuldades de migração de dados históricos. Além disso, a cada mudança, havia a necessidade de treinamentos, adaptações e capacitações, tanto para as equipes internas, quanto externas”, lembra.

Vieira explica que a escolha da solução ocorreu principalmente pela flexibilidade e completude da solução. “Dada a complexidade e o tamanho da companhia, a área de TIC precisava de uma ferramenta que possibilitasse a customização de fluxos de trabalho e que fosse completa, seguindo os padrões do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

O processo de implementação, que durou aproximadamente seis meses, foi realizado pela equipe da ITSX, empresa parceira da SoftExpert. “O apoio da consultoria foi fundamental, pois o consultor tinha conhecimento e experiência com ITIL, auxiliando-nos com questões de regras de negócio. Além disso, a flexibilidade que a ferramenta como um todo nos proporcionou, por meio do cruzamento entre dados e procedimentos específicos da nossa empresa com o ITIL, permitiu a aplicação das melhores práticas de TIC no dia a dia da companhia”, complementa.

Entre os benefícios apontados por Vieira, ele destaca a economia, tanto operacional, com a otimização dos processos, quanto financeira, com o controle de indicadores. “Tivemos uma redução média de três dias no tempo de atendimento dos chamados. Isso proporcionou, inclusive, um aumento significativo na satisfação dos nossos usuários. Quanto à produtividade, estima-se um aumento de 20 a 25%, levando em consideração a redução no tempo de execução dos chamados”, declara.

Para o futuro, a companhia pretende investir na implementação de portais de diferentes áreas e setores, a partir do exemplo construído para a área de TIC. Além disso, a expectativa é explorar novos módulos e integrar a solução com o ERP que está em implantação na Companhia.

Sobre a SoftExpert

A SoftExpert é a empresa líder de mercado em soluções para a excelência na gestão, fornecendo softwares e serviços para o aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, as soluções SoftExpert são utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuação, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo e serviços.

Em conjunto com a sua rede de parceiros nacionais e internacionais, a SoftExpert oferece serviços de implantação, treinamento, hospedagem, validação, suporte e assistência técnica, com o intuito de assegurar que seus clientes obtenham sempre o máximo de retorno sobre seus investimentos.

Sobre a ITSX

A ITSX atua há mais de 19 anos no mercado, fornecendo soluções de Tecnologia da Informação, como software, consultoria e serviços especializados que simplificam e automatizam os processos corporativos, focada na excelência da gestão empresarial. Os serviços da ITSX incluem implantação de sistemas, consultoria, capacitação e suporte, atuando diretamente no apoio à otimização e integração de processos internos, conformidade regulamentar e governança corporativa, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version