SEGS Portal Nacional

Info&Ti

A democratização da automação

  • Quarta, 16 Setembro 2020 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Ienco
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Tela inicial do app da linha Smarteck, recém-lançada pela STECK

Até mesmo para os padrões brasileiros, onde as novas tecnologias costumam demorar para serem absorvidas, soluções em automação residencial desembarcam a cada dia no país com o intuito de otimizar nossa rotina e, portanto, tornar a nossa experiência em casa cada vez mais prazerosa.

É preciso reconhecer neste contexto a importância da entrada de grandes players mundiais como a Google, a Amazon e a Apple na assimilação dessas tecnologias, pois os assistentes virtuais dessas e outras marcas são vistos como a ‘porta de entrada’ das casas inteligentes.

Não à toa o comando de voz é a grande vedete da automação, pois a essência do ato em si é tão revolucionária no imaginário popular quanto a ausência de cabos foi um dia. É estar no comando, um empoderamento sobre o lar que o consumidor em geral talvez nunca teve.

Estar no poder, porém, tem um preço. Segundo dados do International Data Corporation (IDC), em pesquisa realizada para analisar a adoção de tecnologias, novas e existentes atualmente, 68,4% dos brasileiros acreditam que ter uma casa inteligente ainda é caro.

Para atingir uma massificação em um país de desafios continentais como o Brasil, é preciso também conhecer quais são as outras portas de entrada que podem de fato mudar essa percepção.

O smartphone nos parece a aposta mais certeira para isso, pois parte de um dispositivo de uso 24/7 pelo usuário e, em geral, especialmente entre os mais jovens, de rápida assimilação de novas tecnologias.

A mesma pesquisa do IDC aponta que 51,5% dos brasileiros tem conhecimento teórico sobre casas inteligentes e 48,2% usam frequentemente o smartphone – hoje no Brasil existem mais linhas móveis ativas do que habitantes.

Acreditamos que coleções de produtos que permitem a interação entre usuários e dispositivos por meio de um aplicativo, sem excluir a possibilidade de pareamento com assistentes virtuais, tendem a prevalecer nesse novo momento do mercado.

Não podemos aqui também nos esquecer de barreiras como a língua, já que muitas das soluções não oferecem ou ainda possuem uma oferta limitada de funcionalidades em português, além das baixas velocidades de Internet disponíveis no país.

O 5G é um sopro de esperança, mas não podemos contar com ele operacional e massificado antes de meados da próxima década. O avanço das redes de fibras ópticas por meio das operadoras e dos provedores (ISP) nos parece hoje o caminho para levar uma internet minimamente aceitável aos rincões do país.

Estamos distantes da Internet à disposição dos sul-coreanos ou japoneses, mas o cenário atual tende a favorecer soluções que busquem, como dissemos, abrir caminhos a partir de experiências que os brasileiros já dominam bem, como o uso de aplicativos em celulares e a prática de reformas no estilo faça-você-mesmo, por exemplo.

É o caso da linha Smarteck, desenvolvida pela STECK para ofertar dispositivos de iluminação, elétrica e segurança, comuns e necessários em qualquer casa, com a possibilidade de conectá-los ao uso e à necessidade das pessoas.

Entrelaçar a Internet das Coisas a dispositivos de instalação prática, bem como promover uma interface via aplicativo totalmente em português, vai mostrar a mais e mais pessoas que o futuro é ter sua casa conectada a você.

Para mais informações sobre a Smarteck, acesse o site exclusivo da linha: www.smarteck.com.br

Sobre a STECK

Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a STECK possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, garantindo a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a STECK conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos, sem falar em STECK.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Mar 02, 2026 Info & Ti

Xiaomi lança nova geração de smartphones premium:…

Mar 02, 2026 Info & Ti

A Fricção Digital Está Minando a Eficiência — e a…

Mar 02, 2026 Info & Ti

IA deve transformar 22% das ocupações até 2030; veja as…

Mar 02, 2026 Info & Ti

AISphere lança robôs de cobrança com IA para…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Últimos dias: Samsung Galaxy Tab A11+ com desconto no…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Seu roteador e dispositivos estão prontos para…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Positivo S+ explica por que a maturidade em Digital…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Quer ganhar em dólar? Veja 5 passos de como conseguir…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Positivo S+ explica por que a maturidade em Digital…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Red Hat AI Factory with NVIDIA acelera o caminho para a…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Edge UOL otimiza custos e melhora a eficiência…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Avanço da IA e o dilema do suprimento de energia para…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Drones e inteligência artificial aceleram recuperação…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Com mais casos de traffic shaping, transparência na…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Futebol é fonte de dados, não só paixão: como a…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Ingram Micro consolida parceria com Genetec e reforça…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version