O lado negativo do excesso de informações na internet na produção e consumo de conteúdo é tema de painel no segundo dia do YOUPIX Summit
A quantidade de dados, informação e conteúdos novos todos os dias na internet é avassaladora e a impossibilidade de lidar e escolher entre tanta informação tem nome: infoxication. O assunto foi tema do painel "Infoxication e o ano em que ninguém aguenta mais" durante o segundo dia de YOUPIX Summit, maior evento sobre indústria e economia de creators da América Latina. O bate-papo foi mediado por Dani Arrais, jornalista e sócia da @contente.vc, e contou com as presenças de Sue Coutinho, especialista em marketing digital e slow content; M.M. Izidoro, diretor, roteirista e sócio da Ampère; e Matheus Ilt, produtor de conteúdo e apresentador no canal GNT.
"A internet nos dá um senso de urgência e aceleração, tanto no consumo do conteúdo, quanto na produção. A sensação é que está todo mundo fazendo reality show da própria vida, produzindo constantemente para que aquele conteúdo vire comercial, mas, na realidade, essa construção tem a ver com postar com intenção e postar coisas que tenham sintonia com o que você quer", comentou Dani Arrais, jornalista e sócia da @contente.vc.
Para MM Izidoro é necessário um contrato com as pessoas que estão consumindo o conteúdo, para que elas entendam que elas gostam do que você tem pra falar, mas nem sempre o creator vai produzir conteúdo todos os dias, porque existe um processo criativo, existe um fator pessoal de precisar se afastar das redes sociais em nome da saúde mental, muitas vezes.
"O consumo de conteúdo e o entretenimento virou uma lição de casa. Eu tenho que ver essa série, eu tenho que ouvir essa música, eu tenho quer ler esse livro, eu tenho que comentar sobre esse assunto, senão eu fico por fora e isso é uma coisa que me incomoda muito. As pessoas têm que dormir, acordar, beber água, mas elas não têm que ter essa obrigação de consumir tudo", comentou.
Especialista em marketing digital, Sue Coutinho explicou o conceito de slow content, que é um convite para olhar para o tempo com mais tranquilidade na hora de produzir e consumir conteúdo na internet, ganhando, assim, mais profundidade e qualidade. "As pessoas precisam se perguntar ‘como a gente permeia outras discussões a partir de um mesmo assunto?’. É importante que o conteúdo ultrapasse aquele momento da postagem, impacte outras pessoas, vire uma discussão aprofundada, faça um filtro e uma curadoria do que consome", explica.
Para o produtor de conteúdo na internet sobre decoração e apresentador do programa "Arrasta Móveis", no GNT, Matheus Ilt, houve uma pressão da audiência para produzir mais conteúdo, especialmente em um momento de pandemia, com as pessoas em casa e querendo fazer mudanças em seus lares. "Meus conteúdos vêm de reformas reais e reforma leva tempo. Eu sempre conto a história da maneira como ela está acontecendo, então não dá pra ter conteúdos novos a todo momento. Recebo muitas cobranças via direct e comentários no Instagram, mas tenho tentado ajudar meu público a virar essa chave, entender o meu processo", comenta.
Matheus acredita que a produção de conteúdo não tem fórmula e que a personalidade da pessoa é imprescindível para um material de qualidade, muito mais do que quantidade de posts. "Tem que ter intenção, tem que ser transparente e relevante. Ser despretensioso, mas também original. Quando eu fico algum tempo sem postar, minha audiência quer que eu mostre partes da minha vida que não tem a ver com o meu conteúdo. Se eu não tenho nada importante pra falar, eu não vou falar".
O painel "Infoxication e o ano em que ninguém aguenta mais" pode ser assistido na íntegra no Youtube do YOUPIX Summit até o dia 7/9. Para participar do evento e ter acesso à programação completa, a materiais exclusivos e à comunidade de creators da YOUPIX, basta fazer a inscrição gratuita pelo link: http://youpix.com.br/youpixsummit/.
Serviço:
O YOUPIX Summit acontece nos dias 1,2, 3 e 4 de setembro.
A transmissão do evento é feita pelo Youtube e Linkedin da YOUPIX e as inscrições podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/inscricao_summit
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>