SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Desafios da mulher no mercado de tecnologia

  • Terça, 28 Julho 2020 11:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diana Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Laissa Capssa

A tecnologia tornou-se imprescindível para as empresas que buscam crescer e inovar. Com isso, muitas oportunidades surgem na área de TI, mas os profissionais atuais, muitas vezes, não são suficientes para suprir toda a demanda de trabalho existente.

Uma das alternativas para solucionar essa defasagem nos mercados de tecnologia é aumentar a participação feminina no setor. As mulheres representam apenas 20% na área de TI. O principal fator para esse índice tão baixo ainda é cultural. As profissões relacionadas a tecnologia ainda são vistas como majoritariamente masculinas.

A desigualdade salarial e os preconceitos existentes também afastam as mulheres da área da tecnologia. Ao ingressar em um mercado dominado por homens, provar o valor do seu trabalho é um dos maiores desafios das mulheres até os dias de hoje.

Elas, apesar de apresentarem um grau de instrução mais elevado, ganham 34% a menos do que os homens. Se você questionar uma mulher que trabalha com tecnologia acerca das condições de trabalho, é provável que ela aponte uma realidade bastante conhecida: a de discriminação e constante reafirmação.

De acordo com Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College, são três os principais motivos para que as mulheres não queiram ingressar no mercado de tecnologia: a falta de interesse, não acreditar ser boas em tecnologia e não achar que vão se sentir confortáveis trabalhando nessa área.

Desde pequenas, as meninas são incentivadas a brincar "de casinha", enquanto os meninos brincam com computadores e videogames. Apesar de muitos acreditarem que essa divisão seja natural, isso apenas reforça os estereótipos de gênero ao delegar às garotas atividades e interesses relacionados ao cuidado, que, mais tarde, será dirigido à casa, à família e aos filhos.

Em um momento em que a sociedade e as empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, incentivar a qualificação profissional de mulheres para as áreas de TI, e inseri-las no mercado de trabalho, é uma forma de combater as desigualdades de gênero. Além disso, apostar na diversidade das equipes é apostar em soluções cada vez mais completas. Diferentes visões contribuem para que a tomada de decisões e a resolução de problemas sejam mais assertivas - e, dessa forma, a melhoria nas empresas será contínua.

Mesmo diante de toda a resistência do mercado, muitas mulheres estão mais dispostas a ter uma carreira em TI. As discussões acerca da diversidade, representatividade e empoderamento feminino, por exemplo, têm incentivado essa busca. As organizações que estão atentas a esse cenário devem criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da igualdade de gênero.

Laissa Capssa é diretora regional da Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria.

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa possui uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura, Amazon, Dell EMC, IBM, Lenovo, Microsoft, Oracle, RedHat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Cyberark, Fortinet, LogRhythm, Palo Alto, PhishX, Qualys, Sonicwall, Sophos, Symantec e Trend Micro, e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação, e investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version