SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Senhas são um perigo, livre-se delas!

  • Terça, 21 Julho 2020 12:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Mariasch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Alexandre Nardy Soares, Fraud Business Development Director da FICO

O primeiro uso de uma senha ocorreu em 1960 no MIT. Já em 1962, Alan Scheer, um candidato a Ph.D. usando um simulador, conseguiu "roubar" a primeira senha em apenas 4 horas. Em 1988, com o advento da internet e a expansão exponencial do número de computadores pessoais em cada residência, surge o primeiro vírus - até então um experimento científico - que em apenas 24 horas infectou 1 em cada 10 computadores. Em 2009 um grupo de hackers conseguiu acessar 30 milhões de contas de uma base que não era criptografada e, desde então, os números são cada vez mais assustadores.

E com esta introdução, você consegue pensar em acessar qualquer tipo de sistema, celular, tablet, computador ou mesmo um jogo on-line, sem usar uma senha de acesso? E acessar um sistema bancário com uma única senha, sem tokens, confirmações por SMS ou outros mecanismos?

Pois bem, desde que os meios de computação passaram a fazer parte do nosso dia a dia, todos aprendemos sobre a importância de usar uma senha de acesso que seja pessoal e intransferível. Também sabemos muito bem que não devemos usar a mesma senha para mais de um acesso/dispositivo, certo? Claro, todos nós sabemos disso e também que tais senhas devem ser as mais complexas possíveis. Sim, nós sabemos.

O problema é que, embora saibamos exatamente o que deveríamos fazer, não fazemos. E por várias razões, sendo uma delas bem simples, como guardar tantas senhas diferentes? Do computador, do celular, do tablet, do login da empresa, do sistema do banco, do cartão de crédito, do cartão de débito, das redes sociais, do programa de milhagem, do wifi e tudo mais que exigir uma senha, já pensou guardar de cabeça uma senha diferente para cada acesso? Complicado, né? Mas não se sinta mal, pois de acordo com um estudo da FICO, 29% dos consumidores brasileiros utilizam 5 ou menos senhas em todas suas contas e 23% optam por deixar todas anotadas, por exemplo, num caderno ou no próprio celular. E no mundo em geral, segundo vários estudos de empresas do segmento publicados na internet, há uma convergência na conclusão de que mais de 80% das pessoas sabem da importância de não usar a mesma senha - mas mesmo assim mais de 60% delas ignoram isso, e o número de pessoas que adotam senhas fáceis como 112345 ou 00000 é ainda mais assustador.

Mas suponhamos que sejamos um exemplo de pessoa preocupada e consciente e utilizemos uma senha para cada acesso. Como saber se a entidade com a qual nos relacionamos, um banco por exemplo, tem segurança para proteger minhas informações? Ele possui algum processo de chaves de criptografia? Muito provavelmente sim, mas com a chegada dos já muito comentados Computadores Quânticos, como ficará isso? Em uma entrevista dada a um canal de TV americano, um grupo de cientistas de um grande fabricante de computadores disse que esse novo padrão quebrará os paradigmas atuais sobre tempo de processamento. Como exemplo, eles citaram que um computador potente poderia, entre outras coisas, quebrar uma chave de criptografia em apenas algumas horas, sendo que atualmente seriam necessários anos de processamento.

E em algum momento, os fraudadores e hackers também terão acesso a este tipo de tecnologia, ou seja, de que valerá ter uma senha para cada acesso mesmo em sistemas dotados das maiores chaves de criptografia, se daqui a pouco os computadores quânticos poderão descobri-las?

Complicado e um pouco assustador, não é verdade? Mas se as senhas são um perigo, pelo que seria mais seguro substitui-las?

A resposta está em cada um. E é segura, intransferível, acessível e à prova de computadores quânticos. É a já conhecida Biometria.

E em 2020, qual dispositivo não tem um microfone e uma câmera? E por que não usar uma combinação de reconhecimento facial em movimento com identificação de voz para criar uma chave única que não necessitará ser lembrada e não poderá ser replicada? Além da segurança infinitamente maior, imagine a comodidade, por exemplo para fazer uma transferência bancária. Nada mais de senhas para acessar o site, para fazer a transferência e às vezes para confirmar e efetivar a transação através de um outro fator. Basta acessar o site olhando para a câmera, dizer seu nome ou uma frase qualquer e pronto, tudo confirmado de maneira rápida, simples e acima de tudo muito mais segura do que qualquer sistema baseado em senhas existente, pois nenhum computador ou algoritmo poderá "quebrar" as características únicas de um rosto combinado com uma voz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version