Dia do Comerciante: 3 tecnologias acessíveis criadas para ajudar bares, restaurantes e supermercados
Com o relaxamento do isolamento social no Brasil, os comerciantes começam a pensar estratégias para recuperar o prejuízo do primeiro semestre
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), as perdas diretas impostas ao comércio pela crise provocada pelo novo coronavírus chegaram a um volume de 124,7 bilhões. A pesquisa aponta que entre 15 de março e 2 de maio houve um corte de 56% no faturamento do varejo comparado ao mesmo período de 2019. Pensando neste cenário, algumas tecnologias acessíveis estão ajudando os comerciantes na retomada dos negócios, evitando que o segundo semestre continue sendo de queda.
As adaptações são muitas, desde o espaço físico que precisa de mais ventilação e distanciamento entre clientes e funcionários, passando pela higienização rigorosa e até novas formas de atrair e reter usuários que estão inseguros em voltar a frequentar lugares públicos.
A Donus (www.soudonus.com.br) é uma carteira digital que permite ao varejista receber o pagamento direto no aplicativo, por meio de uma integração com as maquininhas da empresa e usar o saldo para pagar contas ou fazer transferências. Esta solução facilita o fluxo financeiro, sem que o fornecedor ou cliente necessite se deslocar para realizar o pagamento. Além disso, a startup oferece uma conta digital sem taxas, o aplicativo disponibiliza o dinheiro da transação feita pela maquininha em até 1 dia.
Segundo o CPO da empresa, Alex Corcioli, a empresa quer dar autonomia para o dono do bar. “Queremos ajudar a mudar a realidade desse profissional. Os mais de 800 mil donos de bares empreendedores no Brasil que podem ter a vida facilitada por uma empresa que já entende o seu negócio e oferece um pacote financeiro justo”, explica. A Donus foi criada dentro do braço de tecnologia da AB InBev, a Z-Tech, que também criou a Menu.
Já para conectar pequenos e médios comerciantes a grandes distribuidores, a Menu (www.menu.com.br) oferece um aplicativo para abastecimento de insumos com mais de 45 mil produtos com entregas em SP, RJ e MG - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega em até 48 horas. A startup centraliza o estoque e a entrega de seus clientes. Dessa forma, eles conseguem melhores negociações com seus fornecedores e sofrem menos interrupções para recebimento nas lojas, liberando o tempo do comerciante para se dedicar a outras atividades.
De acordo com o Leonardo Almeida, CEO da Menu, o aplicativo ajuda na hora das compras com a gestão e controle de estoque dos estabelecimentos, evitando o desperdício e diminuindo os gastos de bares, pizzarias e restaurantes na hora de escolher a matéria prima. “Os produtos representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento”, conclui.
Uma medida que também pode reduzir o contato físico entre colaboradores e clientes é a abolição do troco físico. A startup Troco Simples (www.trocosimples.com.br) é criadora de uma tecnologia que reverte as moedas comuns de troco em moedas digitais para facilitar a vida dos varejistas. A ideia surgiu para reduzir a quebra de caixa dos estabelecimentos e, agora com a pandemia, reduzir a circulação de moedas nos supermercados. A tecnologia é integrada ao sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e frente de caixa (PDV) - procedimento de pagamentos que faz a comunicação das transações de forma automática.
Anderson Locatelli, diretor executivo da Troco Simples, acredita na digitalização do dinheiro. “A possibilidade de aplicações são enormes, assim como o troco digital que é recebido diretamente no CPF do consumidor, outros sistemas podem facilitar a utilização do usuário. Nosso papel é ajudar nessa transformação e levar aos varejistas e consumidores acesso a essas alternativas que diminuem a dependência de carregar dinheiro e moedas em grande quantidade na mão”, afirma.
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