Iniciativa inédita aposta em crowdfunding para investimentos de agências de fomento e bancos de desenvolvimento em startups
Mecanismo de fomento pioneiro incentiva aporte de recursos por meio de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, essa é mais uma alternativa para aquecer a economia nesse momento de crise
O Badesul é a primeira agência de fomento do país a utilizar as plataformas de crowdfunding, investimento para apoiar as startups. O termo em inglês representa a modalidade de captação de recursos em que empresas divulgam projetos em ambiente virtual e, assim, atraem investimentos e sócios. A iniciativa inédita já está em prática na agência, instituição que integra a ABDE, a partir de um investimento de R$ 99 mil, que foi feito na startup porto-alegrense Pomartec, empresa de fruticultura de precisão, por meio da plataforma de crowdfunding Captable.
A plataforma foi gestada e discutida no âmbito do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), projeto criado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), chegou a um modelo de investimento de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFD) em startups por meio de crowdfunding. Nos últimos dois anos, o LAB atuou diretamente na avaliação da aplicabilidade para o Badesul utilizar a modalidade de forma efetiva para investimentos locais, nas funções que poderia assumir legalmente e na definição do melhor instrumento financeiro, tendo em vista os interesses da instituição.
Essa iniciativa do LAB abre portas para que outras IFDs possam utilizar o crowdfunding como mecanismo de apoio financeiro. É importante ressaltar que o objetivo do Laboratório é criar soluções inovadoras de financiamento de recursos privados para projetos com adicionalidade sociais e ambientais.
A ação da agência se baseia em aportar de 30% a 50% do montante que a startup estiver necessitando e, depois, ofertar no mercado o restante da captação por meio de plataformas de crowdfunding. A ferramenta servirá de alternativa àquelas empresas que ainda não conseguem acessar créditos.
“A estruturação de uma plataforma de financiamento por meio de crowdfunding busca oportunizar uma nova forma de apoio à inovação, possibilitando investimentos em startups que irão contribuir decisivamente para modernização e desenvolvimento do Rio Grande do Sul em diversos segmentos”, ressalta a presidente do Badesul, Jeanette Lontra. O Badesul já fomenta as startups pelo aporte em Fundos de Investimentos como Crp Empreendedor, Criatec 2 e 3 e quer utilizar o crowdfunding para dar mais uma opção de fomento a inovação.
Sobre a ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e discute ações indutoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>