SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Inteligência artificial tem potencial inexplorado para transformar o mercado, diz KPMG

  • Segunda, 13 Abril 2020 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Ulsen
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A maioria dos especialistas da indústria de tecnologia (57%), transporte (69%), assistência médica (52%) e varejo (64%) consideram que a Inteligência Artificial (IA) é ainda mais euforia do que realidade no momento, com serviços financeiros (42%) sendo a exceção. Além disso, embora a confiança na preparação dos funcionários para a adoção da IA ​​seja mais elevada entre os líderes C-Level (79%), ela é muito menor entre os gerentes (38%). Estas são algumas das conclusões da pesquisa "Vivendo em um mundo de IA" (Living in an AI world, em inglês), conduzida pela KPMG com 751 executivos norte-americanos atuantes em empresas de diferentes setores com conhecimentos relacionados à IA.

"A pesquisa nos ajuda a entender melhor aspectos problemáticos, riscos emergentes e desafios das empresas. A inteligência artificial vem causando impactos relevantes no mercado. Na próxima década, espera-se que ela transforme ainda mais os negócios e proporcione benefícios tangíveis para empresas, funcionários e consumidores", afirma Frank Meylan, sócio-líder de AI, Cognitive & Customer Experience da KPMG no Brasil.

A pesquisa revelou ainda que a IA é uma promessa real, com oferta de benefícios substanciais para clientes e usuários finais, o que inclui benefícios futuros potencialmente transformacionais. Para atender às expectativas crescentes, no entanto, as empresas precisam ser mais agressivas no suporte à IA.

Outra conclusão é que o setor de tecnologia está liderando esse processo, com mais da metade (63%) dos entrevistados relatando que a adoção da IA está entre moderada e totalmente funcional em suas organizações.

No setor de serviços financeiros, a ampla maioria (85%) confia na capacidade da IA ​​ajudar a resolver desafios relevantes, como detectar fraudes. Para os próximos cinco anos, 64% dos especialistas deste setor acreditam que os consumidores não dependerão mais dos bancos tradicionais para acessar dinheiro.

No varejo, 56% dos entrevistados acreditam que, nos próximos dois anos, a IA causará o maior impacto na inteligência do cliente e 80% dizem que a IA já está aliviando problemas de atendimento ao cliente.

Se consideradas as respostas dos entrevistados que atuam no setor de saúde, a ampla maioria (90%) acredita que a tecnologia de IA melhorará a experiência do paciente e terá o maior impacto no diagnóstico (47%), gerenciamento de registros eletrônicos de saúde (41%) e tarefas robóticas (40%).

No transporte, 82% dos profissionais do setor acreditam que o governo deve estar envolvido na regulamentação da IA ​​em certa medida e 77% acreditam que a AI é uma ameaça direta à segurança e à privacidade dos dados do consumidor.

A pesquisa da KPMG está disponível na íntegra no link - http://advisory.kpmg.us/content/dam/advisory/en/pdfs/2020/living-in-ai-world.pdf

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version