SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Estônia usa chatbot na campanha contra o coronavírus

  • Segunda, 13 Abril 2020 11:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sherlock Communications - Fabiana
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O país, um dos mais digitalizados do mundo, desenvolveu tecnologia para fornecer informações de credibilidade durante o período de pandemia e ajudar a combater fake news

A Estônia é considerada, hoje, um hub mundial de tecnologia, possuindo um governo quase 100% digital. Por meio de um projeto implementado e que recebe o nome de “e-Estonia”, os moradores têm acesso à facilidades propiciadas pelos avanços tecnológicos, como votação online, rapidez para abrir uma empresa e porte de RG com chip que dá acesso a 500 serviços, como hospitais.

Diante da pandemia gerada pelo COVID-19, o governo do país tem utilizado a tecnologia para ajudar as pessoas a enfrentarem a crise, dando suporte e orientação. Foi com este intuito que desenvolvedores estonianos -– em colaboração com entre os setores público e privado do país - criaram a Suve, um chatbot construído para promover informações confiáveis sobre o coronavírus, ajudando a combater as fake news e a desinformação perigosa gerada acerca do tema.

Outra importante função dessa nova tecnologia é encontrar informações oficiais durante a crise, mantendo também linhas telefônicas de emergência livres de taxas para aqueles que procuram informação que a Suve não conseguiu fornecer.

A ideia do chatbot surgiu de outra iniciativa realizada para desenvolver soluções criativas e inovadoras para combater a pandemia do COVID-19, o hackathon online Hack The Crisis. Organizado pelo Garage48 e Accelerate Estonia, startups do país comprometidas em fornecer ajuda no cenário atual, o projeto também contou com o apoio do Ministro do Comércio Exterior e Tecnologia da Informação. Mais de 1000 pessoas dedicaram, durante um final de semana, para encontrar possíveis saídas para a crise.

A Estônia também tomou a frente para ajudar a economia do país com medidas como compensar custos de organizadores de eventos que tiveram que cancelá-los, cobrir 70% dos salários de funcionários que as empresas estão tendo dificuldades de manter por conta da crise do COVID-19, entre outras.

Anderson Amorim é um dos vários brasileiros que se mudou para Estônia, com sua família, por motivos profissionais. Hoje, ele atua na área de tecnologia em uma empresa local e consolidou sua carreira. “Tenho 33 anos e os últimos 2 que vivi na Estônia foram, de longe, os melhores da minha vida. Viemos para cá procurando qualidade de vida, segurança e uma boa educação para nossa filha. O grande diferencial, para mim, é que as coisas não são simplesmente digitais, mas elas se integram uma com a outra”. Em 2019, a Estônia chegou a atrair 47 brasileiros com autorizações de residência emitidas para trabalhar no campo da informação e comunicação -– um crescimento de 2250% desde 2012, quando o país ainda abrigava 2 brasileiros.

Por ser uma grande hub de tecnologia e um centro de desenvolvimento digital, a Estônia tem atraído muitos brasileiros pelas oportunidades de trabalho, principalmente na área de TI e outras carreiras que também envolvem tecnologia. Hoje, a iniciativa Work in Estonia colabora com 3700 empresas empregadoras, posicionando o país como o 3º com maior número de startups per capita.

Sobre a Work in Estonia

Work in Estonia é parte do Enterprise Estonia – uma fundação nacional pensada para apoiar o empreendedorismo financiado pelo programa de desenvolvimento de TIC’s na Estônia, bem como por fundos governamentais. O objetivo do Work in Estonia é apresentar o país como um lugar atrativo para trabalhar e morar, principalmente para profissionais de Tecnologia de Informação e Comunicação em todo mundo. Em paralelo, a Work in Estonia trabalha com a simplificação de processos para companhias locais empregarem especialistas de todos os pontos do globo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Fev 02, 2026 Info & Ti

Quando a IA erra, quem valida? Nova profissão surge…

Fev 02, 2026 Info & Ti

Caso Roblox evidencia a necessidade de formar usuários…

Fev 02, 2026 Info & Ti

Nomadismo digital reúne 40 milhões de profissionais e…

Fev 02, 2026 Info & Ti

TQI e Mendix firmam parceria para oferecer soluções…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Tecnologia amplia eficiência e inovação na concessão de…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Drone 360º em 8K desponta como uma das principais…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Guerra por talentos e salários “aumentados por IA” vai…

Jan 30, 2026 Info & Ti

POCO M8 5G chega ao mercado brasileiro

Jan 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial está mudando a arquitetura,…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: por que o…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Motorola anuncia novo moto g17: potência, criatividade…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial avança para uso estrutural em…

Jan 28, 2026 Info & Ti

O que é hospedagem VPS na prática e por que isso…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Da nuvem ao data center: infraestrutura High End…

Jan 28, 2026 Info & Ti

VAIO® anuncia nova versão do notebook FH15 para…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: como se…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version