SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Dependência tecnológica: você usa a tecnologia ou ela usa você?

  • Segunda, 16 Março 2020 12:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Alessandra Montini*

Não é novidade para ninguém que a tecnologia transformou a vida e o cotidiano das pessoas. Ela vem assumindo um papel fundamental em nossa sociedade, desde estreitar nossa comunicação, melhorar a nossa qualidade de vida e até nos ajudar na tomada de decisão. No entanto, do mesmo modo que ela pode facilitar o nosso dia a dia, também pode nos escravizar.

Estamos cada vez mais dependentes de ferramentas tecnológicas, principalmente dos smartphones. Em uma simples tela entre 5 e 6 polegadas, fazemos transações bancárias, conversamos com pessoas do mundo inteiro, baixamos dezenas de aplicativos que auxiliam em nossa mobilidade e a organização da agenda de compromissos, sem falar dos jogos, filmes, séries e músicas para os momentos de distração.

De acordo com o relatório de monitoramento sobre os usuários do aplicativo Moment, as pessoas visualizam a tela do celular 52 vezes por dia e passam 3 horas e 57 minutos usando o smartphone. Outro estudo, realizado pela OnePoll, constatou que a geração Y está cada vez mais dependente da tecnologia. A chamada “geração millenial”, com pessoas entre 18 e 34 anos de idade, quase não descansa devido ao vício em celulares.

Tudo que é em excesso pode trazer prejuízos significativos. Algumas pessoas já não sabem fazer um simples trajeto sem usar o Waze, outras não conseguem anotar seus compromissos sem o auxílio da inteligência artificial do smartphone. Nestes casos, o uso do celular não é uma conveniência, mas sim uma questão de sobrevivência.

Essa dependência pode causar vários efeitos colaterais. Além de não conseguir realizar tarefas antes feitas sem o auxílio dos aplicativos, a pessoa pode ficar mais suscetível a apresentar episódios de ansiedade, depressão, insônia e impulsividade. Uma pesquisa recente feita pelo Ibope mostrou que 69% dos entrevistados acreditam que o celular afeta negativamente suas vidas, mas mesmo assim, não conseguem viver sem ele.

Na verdade, ninguém precisa se livrar das tecnologias conquistadas. O segredo está em equilibrar os prazeres que as ferramentas tecnológicas proporcionam com o mundo real. Aproveite os recursos para tornar o dia a dia mais prático, para manter sua agenda organizada, para fazer anotações, ter um aplicativo que ajude com os exercícios da academia, com a previsão do tempo ou até mesmo que mostre o como está o trânsito. Mas use do bom senso. Afinal, de que vale os avanços tecnológicos se você for escravizado por eles?

*Alessandra Montini é diretora do LabData, da FIA


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Abr 30, 2026 Info & Ti

Especialistas brasileiros em tecnologia compartilham…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Descanso sem pendências: como a IA pode apoiar o…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Globant e Autodesk Tandem se unem para transformar as…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Motorola lança edge 70 pro que transforma design em…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Vai viajar no feriado? Tecnologia com IA permite…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Ubisoft revela roadmap de The Division Resurgence com…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Dia do Trabalho: por que as empresas têm dificuldade…

Abr 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial no videomonitoramento…

Abr 29, 2026 Info & Ti

O que é VPN e como ela protege sua privacidade online?

Abr 28, 2026 Info & Ti

Tecnologia de videomonitoramento inteligente fortalece…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Samsung apresenta ecossistema integrado de tecnologia…

Abr 28, 2026 Info & Ti

VTEX aposta na expansão do mercado e anuncia novas…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Boxware e AxxonSoft firmam parceria comercial para…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Ataque cibernético compromete quase 900 contas de…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Razer apresenta Atlas Pro, o mousepad gamer de vidro…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Parceria entre TK Elevator e Microsoft leva IA autônoma…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version