SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Computação em nuvem cresce 35% ao ano no Brasil puxado pelo setor de serviços

  • Quinta, 06 Fevereiro 2020 11:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Entre os que mais investem em nuvem estão serviços financeiros, provedores de conteúdo e transporte e armazenamento

Os serviços de cloud computing ou computação em nuvem estão crescendo anualmente na casa dos dois dígitos no Brasil. A migração do serviço se dá em um momento no qual o empreendedor busca a redução de custos para o negócio e mais segurança para os dados que trafegam na internet. Além disso, as aplicações em nuvem oferecem agilidade, inovação e oportunidade de expansão.

Atualmente, na América Latina, o Brasil é o maior investidor em serviços de nuvem, mas com baixo índice de aproveitamento dos benefícios relacionados à escalabilidade e alta disponibilidade oferecidas pela nuvem, segundo dados extraídos do relatório Global Cloud Computing Scorecard. Porém, há espaço para ampliar a participação nos serviços. Neste ano, por exemplo, o mercado de nuvem no país chegará a US$ 2,3 bilhões, e, até 2022, a expectativa é crescer 35,5% ao ano. Os dados são da Associação das Empresas de Software (ABES).

Dentro desse cenário, alguns setores se sobressaem. Atualmente, entre a base de clientes da Locaweb Corp Cluster2GO, unidade de negócios corporativos da Locaweb, a área de serviços puxa os investimentos em soluções de nuvem. Entre os principais, estão serviços financeiros, provedores de conteúdo e transporte e armazenamento. “Cada vez mais as áreas de negócios estão puxando os investimentos em tecnologia. Isso acaba sendo uma tendência, principalmente, em mercados emergentes. No Brasil, os serviços representam aproximadamente 75% do PIB (Produto Interno Bruto), e os investimentos em nuvem acabam acompanhando essa evolução”, explicou Vanessa Alves, responsável por marketing e alianças da Locaweb Corp.

Os setores que mais investem em soluções em nuvem seguem em uma crescente acompanhando a demanda da população brasileira. Fintechs, bancos digitais, sites, aplicativos de transporte e entrega, entre tantos outros, são exemplos de serviços que aumentaram a demanda por soluções em nuvem. A medida que a economia compartilhada se populariza no país, isso também ajuda a alavancar a oferta de tecnologia da informação.

Os serviços de nuvem facilitaram o acesso à tecnologia, possibilitando o surgimento de novos negócios no mercado. A flexibilidade de consumo dos modelos de nuvem, seja pública, privada ou híbrida, viabiliza investimentos mais aderente à necessidade de cada negócio. As empresas que investem na evolução dos ambientes tecnológicos conforme a necessidade dos negócios, de maneira bem sucedida, geralmente apoiadas por consultorias agnósticas, têm, em média, 21% menos custos do que as empresas que continuam a operar grandes data centers e que hospedam a maioria de seus aplicativos no local, segundo a Pesquisa Global de Software.

“A Locaweb Corp habilita empresas a terem consumo mais inteligente das tecnologias para prestar um serviço mais eficiente, proporcionando uma experiência melhor, tanto para seu cliente interno, quanto cliente final e parceiros envolvidos na cadeia de consumo de serviço, gerando mais eficiência e uma experiência otimizada para diferentes pontos de contato com o negócio e com as marcas”, acrescentou Vanessa.

Para dar esse passo em direção às soluções que aceleram o amadurecimento e crescimento do negócio com o uso de tecnologia é preciso atentar-se a empresas que busquem o entendimento do negócio para identificação efetiva de práticas, ferramentas e soluções, como serviço, para que o caminho traçado seja o meio otimizado para o alcance de resultados. O primeiro passo é ter uma visão muito clara do que espera obter de resultado com determinada tecnologia e, muitas vezes, até abstrair a tecnologia. “Eu tenho que pensar no cliente do meu cliente, pois ele precisa de um tempo de resposta suficiente para ter uma boa experiência com o serviço, isso irá se converter em perda ou ganho de reputação de marca, indicadores financeiro, entre outros relevantes para contexto complexos de negócios”, conclui Vanessa.

Sobre a Locaweb Corp

A Locaweb Corp Cluster2GO é uma unidade de negócios da Locaweb com estrutura e equipes dedicadas ao mercado corporativo. Utilizando a metodologia 6R´s®, a empresa é especializada na construção de projetos e serviços para empresas em processo de amadurecimento digital, oferecendo serviços centrados na experiência e jornada do cliente. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 05, 2025 Info & Ti

Arte e lifestyle: 5 motivos para ter uma TV The Frame,…

Dez 05, 2025 Info & Ti

Como será o futuro do trabalho na era da Inteligência…

Dez 05, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 05, 2025 Info & Ti

É possível criar um bom site utilizando uma…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version