SEGS Portal Nacional

Info&Ti

A cloud está crescendo e não vai parar

  • Sexta, 24 Janeiro 2020 11:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Carlos Eduardo Sedeh

A previsão é de que a computação em nuvem seja uma das tecnologias que receberão mais investimentos ao longo de 2020, segundo o estudo "Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020", da CI&T, em parceria com a Opinion Box, que entrevistou 500 executivos brasileiros de tecnologia. A previsão de crescimento da receita global de nuvem pública é de 17% no período, de acordo com o Gartner Group.

Isso porque com a cloud é possível acessar informações de qualquer interface e lugar, o que facilita desenvolver negócios maduros ou emergentes. A tecnologia, por sua essência descentralizada e integrada, proporciona uma maior segurança, permitindo criar chaves de acesso e autenticações, fazer bloqueios e restrições, e outras formas de proteção de dados. Tudo praticamente em tempo real.

Essa mudança no paradigma de como transmitir, acessar e tratar informações, permite que as redes sejam aptas a atender exigências mais complexas, como as previstas com a chegada da LGPD. Importante lembrar que a lei será abrangente e se aplicará a qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada que lide com dados pessoais.

Outra característica importante da cloud é permitir o investimento on demand, ou seja, somente quando necessário. As empresas podem contratar serviços de cloud conforme a real necessidade, sem necessidade de comprar mais do que precisa, ou fazer alguma reserva, uma vez que as mudanças e incrementos de serviços é realizada em tempo real. Essa otimização dos gastos, não é algo que pode ser desprezado quando se pensa em manter um negócio funcionando.

Algumas empresas estão percebendo isso hoje, mas outras já haviam notado que a nuvem seria essencial. Há alguns anos a Megatelecom fez isso, criando rotas de conexão privada, entre as empresas e os fornecedores de cloud públicas, para que o acesso seja feito com velocidade e segurança.

O mercado de telecomunicação está passando por um momento de mudanças, trazido, principalmente, por empresas que ofertam serviços mais inteligentes, dinâmicos e escaláveis. Para se ter ideia, a Microsoft anunciou em seus resultados financeiros do ano passado que a computação em nuvem da empresa gerou mais receita do que a divisão do sistema operacional Windows e o pacote de produtividade Office (Word, PowerPoint e Excel), que já foram seus "carros-chefes".

Mas tudo isso só foi possível, porque a conectividade vem aumentando de forma consistente, tornando a nuvem o modo mais rápido de lidar com o enorme volume de dados gerados todos os dias. Ao mudar o paradigma, de uma rede robusta, com poucos pontos de acessos centrais, para uma rede descentralizada, preparada para receber múltiplas interconexões e acessos simultâneos, contando com inteligência para receber essas informações, interpretá-las e transmiti-las, o mercado de telecomunicações será a estrada, por onde a inovação do 5G, internet das coisas e outras tecnologias, passará. Essa evolução das redes, aconteceu de forma intrinsicamente ligada à evolução das clouds.

O que vem pela frente é o avanço. Não só da nuvem, mas do 5G e do IoT, todos eles andarão juntos. Ficar para trás já não é uma opção, por isso, o investimento nessa tecnologia continua e vai crescer ainda mais. É um caminho sem volta.

*Carlos Eduardo Sedeh é CEO da Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações e Diretor Executivo da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Jan 30, 2026 Info & Ti

Tecnologia amplia eficiência e inovação na concessão de…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Drone 360º em 8K desponta como uma das principais…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Guerra por talentos e salários “aumentados por IA” vai…

Jan 30, 2026 Info & Ti

POCO M8 5G chega ao mercado brasileiro

Jan 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial está mudando a arquitetura,…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: por que o…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Motorola anuncia novo moto g17: potência, criatividade…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial avança para uso estrutural em…

Jan 28, 2026 Info & Ti

O que é hospedagem VPS na prática e por que isso…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Da nuvem ao data center: infraestrutura High End…

Jan 28, 2026 Info & Ti

VAIO® anuncia nova versão do notebook FH15 para…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: como se…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Vertiv Anuncia Novo Serviço de Manutenção Preditiva…

Jan 27, 2026 Info & Ti

5 tendências que vão redefinir a Indústria 4.0 e a…

Jan 27, 2026 Info & Ti

Novas exigências da LGPD e do ECA Digital reforçam…

Jan 27, 2026 Info & Ti

IA e No Code já impulsionam 70% dos novos aplicativos e…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version