SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Apenas 3 em cada 10 mulheres da região Sudeste afirmam já ter utilizado Inteligência Artificial ao menos uma vez

  • Quarta, 22 Janeiro 2020 11:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kelly Pinheiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pesquisa revela que 80% da população de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo usa os recursos de IA no dia a dia

Pelo terceiro ano consecutivo, a Lambda3 – empresa referência em tecnologia e negócios digitais – realizou um estudo sobre a percepção do brasileiro em relação ao uso de Inteligência Artificial (IA). Segmentada por regiões, sexo e faixa etária, a pesquisa revela como a população vem se relacionando com os avanços tecnológicos, bem como se as pessoas já adotaram esses recursos no dia a dia.

De acordo com o levantamento, na região Sudeste apenas 30% do público feminino afirmou já ter utilizado recursos de Inteligência Artificial ao menos uma vez. A maior parte dessas mulheres (51%) são Millennials, também conhecidos como geração Y (nascidos de 1980 até 1995).

“Acreditamos que este número de mulheres que utiliza IA em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo pode ser muito maior e bem equilibrado com os homens [70% declarou já usar]. Os dados apurados nos mostraram uma contradição, que pode ser justificada pela falta de conhecimento das pessoas sobre as infinitas funções da Inteligência Artificial”, destaca Diego Nogare, Chief Data Officer da Lambda3. Segundo a pesquisa, 28% da população feminina afirmou que nunca utilizou esta tecnologia, mas declarou fazer uso de aplicativos como Google Maps, Uber, Cabify, Waze, Facebook, Instagram, entre outros. Esses apps de transporte, por exemplo, utilizam IA para fazer todos os cálculos que buscam o motorista mais próximo e oferecem a melhor rota no trânsito. Já nas redes sociais citadas, a análise que identifica automaticamente as pessoas em determinada foto, ou o uso de filtros para alteração/animação das selfies e vídeos só são possíveis devido aos recursos de reconhecimento facial, ou seja, Inteligência Artificial.

“As pessoas ainda não deram conta que a Inteligência Artificial está nas diversas funções disponíveis em seus smartphones e outros gadgets, que facilitam sua rotina. Tanto é, que quando questionadas sobre a primeira lembrança ao mencionar IA, a maior parte das respostas está ligada a Robôs e 6% da população ainda faz relação com ficção científica”, completa Nogare.

A pesquisa também apontou que a região Sudeste é a segunda que mais utiliza Inteligência Artificial no Brasil, atrás apenas do Sul e seguida por Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Vale ressaltar que uma das maiores concentrações de parques tecnológicos em operação ou implantação em todo o país estão aqui. Em São Paulo, cidades como São Carlos, Santos e Ribeirão Preto, são reconhecidas na área, mas os maiores destaques ficam para Campinas e São José dos Campos, além de Belo Horizonte (MG), com o San Pedro Valley, e Santa Rita do Sapucaí (MG), com o Vale da Eletrônica. A capital paulista também é sede de inúmeras empresas do ramo tecnológico e palco de seus principais eventos.

Além da própria área de tecnologia, o estudo mostrou que na região os setores financeiro, de informação e comunicação, eletrônico, saúde e varejista, nesta respectiva ordem, são os que têm maior potencial de crescimento. As cinco empresas mais lembradas do segmento foram Google, IBM, Microsoft, Amazon e Facebook.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Jan 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial está mudando a arquitetura,…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: por que o…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Motorola anuncia novo moto g17: potência, criatividade…

Jan 29, 2026 Info & Ti

Inteligência Artificial avança para uso estrutural em…

Jan 28, 2026 Info & Ti

O que é hospedagem VPS na prática e por que isso…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Da nuvem ao data center: infraestrutura High End…

Jan 28, 2026 Info & Ti

VAIO® anuncia nova versão do notebook FH15 para…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Dia Internacional da Proteção de Dados: como se…

Jan 28, 2026 Info & Ti

Vertiv Anuncia Novo Serviço de Manutenção Preditiva…

Jan 27, 2026 Info & Ti

5 tendências que vão redefinir a Indústria 4.0 e a…

Jan 27, 2026 Info & Ti

Novas exigências da LGPD e do ECA Digital reforçam…

Jan 27, 2026 Info & Ti

IA e No Code já impulsionam 70% dos novos aplicativos e…

Jan 27, 2026 Info & Ti

Novo relatório da Twilio destaca comportamentos e…

Jan 26, 2026 Info & Ti

Ouribank melhora resultados com tecnologias IBM,…

Jan 26, 2026 Info & Ti

Business Artificial Intelligence já é realidade nas…

Jan 26, 2026 Info & Ti

Motorola e Lenovo elevam a produtividade com o Smart…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version