SEGS Portal Nacional

Eventos

Exposição "Água", de Érico Hilller, apresenta no MIS um retrato contundente da crise hídrica mundial

  • Segunda, 24 Novembro 2025 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa MIS
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Imagem que integra a exposição “Água”, do fotógrafo Érico Hiller

A partir do dia 27 de novembro, o público confere a mostra fotográfica que documenta a realidade de comunidades ao redor do planeta que vivem sem acesso à água limpa, em contexto de emergência climática

O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura em 27 de novembro a exposição ÁGUA, do fotógrafo humanista Érico Hiller. Com realização da Vento Leste e produção da equipe MIS, a mostra apresenta um testemunho visual impactante a partir de ampla documentação sobre a escassez hídrica que afeta milhões de pessoas em diferentes países, incluindo o Brasil. Com patrocínio do Instituto Aegea e ComBio, conta com a parceria das organizações VV Inteligência Humanitária e Amigos do Bem, que atuam para impactar positivamente este cenário.

O trabalho que deu origem ao projeto, desenvolvido por uma década, foi recentemente vencedor do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia 2025 e resultou em dois livros editados pela Vento Leste: ÁGUA, lançado em 2021; e Água Brasil, publicado em março deste ano. ÁGUA poderá ser visitada pelo público de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. No dia 29 de novembro, sábado, haverá duas visitas guiadas, às 11h e 14h30. O ingresso para a exposição custa R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2117-4777 ou pelo site www.missp.org.br.

A saga dos que resistem

Nas palavras do próprio Érico Hiller, a exposição busca "restaurar o protagonismo aos que se achavam invisíveis". As imagens documentam a rotina de comunidades que acordam antes do sol para buscar água em fontes distantes, muitas vezes desprotegidas ou contaminadas. Entre as fotografias, depoimentos autênticos e contundentes das pessoas retratadas dão voz a uma realidade que raramente frequenta o noticiário. "Todas as manhãs, milhões de famílias acordam e precisam se preocupar em conseguir água, que na maioria dos casos, não está perto de suas casas. Expor diariamente a própria saúde ao risco de contaminação e morte é uma forma cruel de viver", afirma o fotógrafo em texto que integra a exposição. O trabalho de Hiller desmistifica a ideia de abundância hídrica em regiões como a Amazônia e o Pantanal, revelando que mesmo no país detentor do maior volume de água doce do planeta, milhões de brasileiros vivem sem acesso à água limpa. As imagens ressaltam o contraste brutal entre a riqueza natural e a desigualdade social, evidenciando como a má distribuição e o uso indevido dos recursos hídricos transformam a vida de populações inteiras em um verdadeiro calvário.

Um manifesto visual pela água limpa

Em tempos de crise climática sem precedentes, ÁGUA se apresenta como um manifesto urgente pelo direito universal ao acesso à água potável e ao saneamento básico, conforme estabelece a Meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Segundo dados recentes da Organização Mundial (OMS) da Saúde e do UNICEF, 2,1 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água potável manejada de forma segura – uma em cada quatro pessoas no planeta. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que esse número pode aumentar para mais de 5 bilhões até 2050, em um cenário de agravamento da crise climática. Já o relatório "Estado dos Recursos Hídricos Globais 2024", divulgado pela OMM em setembro de 2025, aponta que apenas um terço das bacias hidrográficas do planeta apresentou condições normais em 2024, ano que registrou a temperatura média mais alta da história – 1,55°C acima dos níveis pré-industriais. No Brasil, os extremos climáticos se intensificaram: enquanto a seca afetou 59% da Amazônia, as enchentes no Sul do país deixaram 183 mortos.

Um grito de alerta que busca transformação

"ÁGUA é tema da máxima urgência e importância. Em todas as esferas, de todos os países – não há um só canto do planeta onde o bem mais precioso que existe, que gera a vida, não mereça atenção e cuidado", afirma Mônica Schalka, editora da Vento Leste. "A falta de acesso à água limpa é uma provação que beira o desumano, a que ninguém deveria ser submetido", completa. A exposição dialoga diretamente com a Declaração Universal dos Direitos da Água, redigida pela ONU em 1992, que estabelece em seu Artigo 5: "A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras." Para além da denúncia, ÁGUA celebra a resiliência humana. As imagens capturam a força moral de pessoas que se recusam a desistir, que acordam antes do sol para uma nova chance, que ultrapassam um obstáculo por vez. "Este é o retrato de um mundo onde a crise hídrica ampliou as desigualdades, num momento histórico de mudanças imprevisíveis", reflete Érico Hiller. O fotógrafo reflete: "O pior já passou ou ainda está por vir? Sem respostas fáceis, meu pensamento se mantém na memória daqueles que encontrei, retratados aqui na saga dos que resistem, na força moral para seguir fazendo o que lhes parece certo. As pessoas. Elas são a resposta."

Érico Hiller: um fotógrafo documentador de mundos

Érico Hiller consolidou-se como um dos mais importantes fotógrafos humanistas brasileiros, dedicando sua carreira a emprestar seu ofício e sua voz às pessoas que não têm a quem dirigir suas súplicas, em temas de urgência social e ambiental. Há mais de uma década documenta a crise hídrica mundial, tendo percorrido diversos países e o Brasil de norte a sul. Seu trabalho foi reconhecido internacionalmente com menção honrosa no Monochrome Awards 2023 – na categoria fotojornalismo - e participação em exposições como Walk of Water, organizada pela UNESCO, no Cazaquistão. Com uma abordagem que combina rigor documental e sensibilidade humanística, Hiller empresta sua voz às comunidades invisibilizadas, estabelecendo com elas uma relação de confiança e construindo narrativas visuais que buscam gerar consciência e transformação. "As pessoas retratadas legaram-me espontaneamente a permissão para contar suas histórias – um consentimento baseado na certeza de que estávamos construindo algo juntos", explica o fotógrafo.

Vento Leste: excelência editorial a serviço da fotografia

A realização da exposição é da Vento Leste, casa publicadora de fotografia, poesia, literatura e arte fundada em 2015 por Mônica Schalka, socióloga formada pela Universidade de São Paulo e curadora com formação na Escola Panamericana de Artes. A editora nasceu com o propósito de publicar fotógrafos brasileiros com foco na excelência editorial e de produção. Com mais de 30 títulos publicados, a Vento Leste abriga importantes artistas como Luciano Candisani, Cristiano Xavier, Dani Tranchesi, Diógenes Moura, José Luiz Tahan, Márcio Vasconcelos, Claudio Edinger, Gabriel Chaim, Lucas Lenci e Marcelo Greco, entre outros. A editora conquistou o Prêmio Fernando Pini em Excelência Gráfica na categoria Livro de Arte em 2018 e 2024, com os livros Magna e Treelogia, de Cristiano Xavier. A exposição Haenyeo – Mulheres do mar, de Luciano Candisani, realizada no MIS em 2019, foi um grande sucesso de público, consolidando a parceria entre a Vento Leste e o museu. Agora, com ÁGUA, a editora reafirma seu compromisso com projetos que contribuem para a documentação da cultura brasileira e para o debate de temas urgentes da contemporaneidade.

Sobre o MIS

O Museu da Imagem e do Som é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Fundado em 1970, o MIS é referência nacional em exposições imersivas e projetos dedicados à fotografia, cinema, música e artes visuais. Localizado no Jardim Europa, o museu desenvolve programas anuais de fomento a novos talentos, como o Nova Fotografia, e realiza grandes exposições que combinam tecnologia, arte e reflexão sobre temas contemporâneos.

A exposição é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Museu da Imagem e do Som e Vento Leste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Aegea e ComBio.

O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Exposição: ÁGUA, de Érico Hiller
Período de visitação: 27 de novembro de 2025 a 5 de abril de 2026
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 30 (Visitas monitoradas no dia 29/11, sábado, às 11h e às 14h30)
Local: Espaço Expositivo 2º andar | Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) - Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP – CEP 01449-000
Site: www.mis-sp.org.br
Realização: Vento Leste [ventoleste.com]
Produção: Equipe MIS-SP
Patrocínio: Instituto Aegea e ComBio
Parceria: VV Inteligência Humanitária | Amigos do Bem
Apoio: Sony | ArtFactory
Vento Leste Editora: Site: www.ventoleste.com / Instagram: @ventoleste
Érico Hiller: Instagram: @ericohiller


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Dez 02, 2025 Eventos

Cisne Negro estreia neste sábado a 42º temporada de "O…

Dez 01, 2025 Eventos

Festival Brasil Sertanejo agita a Esplanada do Mineirão…

Dez 01, 2025 Eventos

Marvio Ciribelli em dose dupla: aclamado pianista agita…

Nov 28, 2025 Eventos

B.Talks Botânico recebe Anna Paola Frade Pimenta da…

Nov 28, 2025 Eventos

É AMANHÃ! Museu Judaico de SP apresenta panorama da…

Nov 27, 2025 Eventos

Concerto reúne 100 pessoas com e sem deficiência para…

Nov 27, 2025 Eventos

Museu da Energia de São Paulo conecta história, ciência…

Nov 26, 2025 Eventos

Ecos da Amazônia - A orquestra binacional que aproxima…

Nov 26, 2025 Eventos

Curitiba ganha festival que vai unir literatura e…

Nov 25, 2025 Eventos

Enaldinho estreia “A Origem de Happy/Angry” e faz…

Nov 25, 2025 Eventos

Villa Country recebe megashow de aniversário da Nativa…

Nov 24, 2025 Eventos

Experiência imersiva Disney Plus é prorrogada no…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version