SEGS Portal Nacional

Eventos

Politécnica-UFRJ promove webinar sobre o 3º maior desastre socio-natural da história do Brasil, que completa 10 anos

  • Segunda, 18 Janeiro 2021 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Donato de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Iniciativa da PCON-Desastres vai apresentar e discutir sobre as principais consequências e mudanças na atenção ao tema após o desastre na Região Serrana em 2011.

Apontado como o 5º maior desastre “natural” da história do Brasil do ponto de vista de prejuízos totais e 3º na estatística de mortes, com 918, o desastre provocado pelas chuvas na Região Serrana, ocorrido em janeiro de 2011, completa 10 anos. Para apresentar informações sobre as principais mudanças em relação ao tratamento do assunto por entidades, instituições e sociedade, a Plataforma do Conhecimento em Desastres (PCON-Desastres) da Escola Politécnica da UFRJ promoverá webinar no próximo dia 19, às 15h30.

“A partir da comoção social e da repercussão em escala internacional, importantes medidas foram tomadas no sentido de melhorias na gestão do risco de desastres no Brasil, dentre elas a promulgação da Lei Federal 12.608/2012 e o estabelecimento pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) das responsabilidades compartilhadas entre os entes federativos no tocante à gestão de riscos meteorológicos, hidrológicos, geológicos, biológicos, nucleares, químicos e outros potencialmente causadores de desastres”, destaca Leandro Torres, professor do Departamento de Construção Civil (DCC) da Politécnica-UFRJ e coordenador do Projeto PCON-Desastres.

Entre os convidados para o webinar estão Osvaldo Resende, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ; Tulius Nery, tecnologista na Sala de Situação do Cemaden e colaborador com pesquisas sobre métodos de previsão e sistemas de alertas para movimentos de massa; e Rodrigo Werner, diretor da Escola de Defesa Civil. O bate-papo será mediado pelos também coordenadores do projeto e professores do DCC, Alessandra Freitas e Marcos Barreto.

Também serão apresentados durante o evento os novos recursos da Plataforma do Conhecimento em Desastres (https://www.pcon-desastres.poli.ufrj.br/), desenvolvida por uma equipe de professores da Politécnica-UFRJ com a finalidade de estimular a interação entre os diferentes atores (profissionais autônomos, acadêmicos, poder público, setor privado, associações de moradores e outras instituições) envolvidos em questões relacionadas a desastres. Nela, os interessados podem cadastrar suas ações, serviços, recursos e qualquer iniciativa relacionada à temática desastre.

O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube da Politécnica-UFRJ (https://www.youtube.com/channel/UC2cmM1W9Fy0Z2L8oxUOyJuQ). Inscrições pelo link https://forms.gle/q8BaRfWNTeFZVn6L7.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Abr 24, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Abr 24, 2026 Eventos

Corrida 100% Você transformou o Aterro do Flamengo em…

Abr 23, 2026 Eventos

Percurso inédito e experiência completa do atleta…

Abr 23, 2026 Eventos

ÚLTIMOS INGRESSOS: Referência do metal europeu, In…

Abr 22, 2026 Eventos

Marcelo Falcão inicia a venda de ingressos da turnê "O…

Abr 22, 2026 Eventos

BABYMETAL abre venda de ingressos para apresentação…

Abr 17, 2026 Eventos

São Paulo ganha mais uma Arte Urbana, de proporções…

Abr 17, 2026 Eventos

Emicida anuncia participações de Projota e Rashid nos…

Abr 15, 2026 Eventos

Amstel Celebra o King’s Day Pela Primeira Vez em Recife…

Abr 15, 2026 Eventos

Exposição "Encantadas" segue até 25 de abril na Roca…

Abr 14, 2026 Eventos

Monolink traz sua experiência sonora única para o…

Abr 14, 2026 Eventos

Renato Albani leva a turnê “A Ignorância É Uma Dádiva”…

Abr 13, 2026 Eventos

Projeto Histórias Reviradas - Circulação e Mediação,…

Abr 13, 2026 Eventos

Mini tour de tributo ao Tim Maia, com Oséias Pereira e…

Abr 10, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" estará aberta…

Abr 10, 2026 Eventos

Israel & Rodolffo lançam turnê "Impulso" com estreia em…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version