SEGS Portal Nacional

Eventos

Projeto Histórias Reviradas - Circulação e Mediação, com a artista Karina Schramm, chega a Blumenau, Guabiruba, Ilhota e Timbó em maio e junho

  • Segunda, 13 Abril 2026 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nane Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Artista Karina Schramm - Foto: Sabrina Marthendal  

Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, assistência de acessibilidade atitudinal e uma apresentação terá audiodescrição (AD)

Histórias para ouvir, contar e recontar. De maio a junho, as cidades de Blumenau, Guabiruba, Ilhota e Timbó recebem o Projeto Histórias Reviradas - Circulação e Mediação, que contempla oito apresentações e mediações do espetáculo Histórias Reviradas, da pesquisadora e artista gasparense Karina Schramm. No dia 28 de maio, a primeira apresentação ocorre no VEM Cultural Espaço Multicultural e Escola de Artes, em Timbó, às 10h e às 14h. No dia 2 de junho, quem recebe o projeto é a APAE e a EBM Professor Arthur Wippel, em Guabiruba, às 8h e às 10h, respectivamente. No dia 10 de junho, as apresentações ocorrem na EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann, em Blumenau, às 13h30 e às 15h30; e no dia 23 de junho, a circulação chega à Escola Municipal Alberto Schmitt, em Ilhota, às 8h e às 10h. Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, público com idade de 6 a 10 anos, além de colaboradores e convidados das instituições contempladas. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, assistência de acessibilidade atitudinal e uma apresentação terá audiodescrição (AD). Classificação indicativa LIVRE.

“Esse é um projeto muito bonito, que promove a arte, a contação de histórias e a literatura a partir de dois caminhos: o da fruição e o da mediação. Estaremos circulando por quatro cidades do Vale do Itajaí, levando apresentações do espetáculo Histórias Reviradas e ações de mediação pós-espetáculo, para diferentes instituições de ensino”, declara a artista Karina Schramm. “Tão importante quanto a experiência de assistir a um espetáculo é a experiência de conversar, trocar, expor e refletir sobre o que se viu, ouviu e sentiu. Nosso projeto tem esse objetivo, compartilhar com o público a potência das histórias e da mediação, criar momentos de afeto com a literatura, sensibilizar e aproximar o público da arte, dos livros, da leitura e das histórias”, conclui a contadora de histórias.

“Sabe-se que a narração de histórias é a primeira forma consciente de comunicação literária, ela se mantém viva na simplicidade dos encontros. A circulação de narrativas nas escolas aproxima os alunos de mundos, ideias e culturas", afirma a produtora cultural Deda Silveira. “A experiência que nosso projeto promove amplia a criatividade, a imaginação, as experiências linguísticas, os modos de se estar no mundo, de conviver com as coisas e com as pessoas, de se conhecer e de conhecer tudo que nos cerca. Seu alcance vai além da apresentação, reverbera na sociedade e é ressignificado ao longo do tempo”, complementa a produtora cultural.

A proposta prevê, ainda, a doação de livros de literatura infantil que inspiram o projeto, sendo dois exemplares para cada instituição atendida, e, como contrapartida social, será realizada uma ação de apresentação e mediação literária gratuita voltada ao público universitário dos cursos de Letras, Artes, Pedagogia e/ou áreas afins, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no dia 19 de junho, às 19h. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/historiasreviradas

Proposta viabilizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2025, inscrição nº 737.

KARINA SCHRAMM
Contadora de histórias, mediadora de leitura, atriz e professora. Formada em Letras Português / Inglês e Respectivas Literaturas pela FURB. Pós-graduada pelo Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, da UCS. Trabalha com arte e cultura desde 2010, somando cerca de 16 anos dedicados à pesquisa e à produção nas áreas de teatro, contação de histórias, mediação de leitura, literatura infantil, educação e formação de leitores. Em 2024, recebeu o Prêmio por Boas Práticas Culturais - PNAB Gaspar/SC.

SERVIÇO
Circulação do projeto Histórias Reviradas - Circulação e Mediação, com Karina Schramm, em Blumenau, Guabiruba, Ilhota e Timbó
Sinopse Histórias Reviradas: Você já teve a cabeça revirada por uma história? Já pensou tanto que viu sair fumaça da cabeça? A Contadora de Histórias que o diga. De tanto olhar para os lados, ela desata a pensar sobre o quão grande é o mundo, que de tão grande faz caber muita coisa diferente. Por pensar tanto, ela esquece de seguir em frente até seu destino, e aí, já viu! Chega toda destrambelhada para contar suas histórias. A sorte é que a Contadora nunca esquece da sua mala. De dentro dela saem suspiros, amores, lágrimas, sonhos e confusões em formato de livros e poesia. Se você ouvir algum barulho de sino por aí, fique atento, pode ser a Contadora de Histórias chegando, porém, ninguém sabe quando ela vai aparecer.

Dia 28 de maio
Às 10h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 10h45: ação de mediação pós-espetáculo
Às 14h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 14h45: ação de mediação pós-espetáculo
Local: VEM Cultural Espaço Multicultural e Escola de Artes, em Timbó (R. General Osório, 352, Sala 03, Centro)
Acessibilidade: LIBRAS.

Dia 2 de junho
Às 8h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 8h45: ação de mediação pós-espetáculo
Local: APAE, em Guabiruba (R. Paulo Kormann, 460, Centro 1)
Acessibilidade: LIBRAS e audiodescrição (AD).

Às 10h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 10h45: ação de mediação pós-espetáculo
Local: EBM Professor Arthur Wippel, em Guabiruba (R. 10 de Junho, 1260, Centro)
Acessibilidade: LIBRAS.

Dia 10 de junho
Às 13h30: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 14h15: ação de mediação pós-espetáculo
Às 15h30: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 16h15: ação de mediação pós-espetáculo
Local: EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann, em Blumenau (R. Otto Stutzer, 43, Boa Vista)
Acessibilidade: LIBRAS.

Dia 19 de junho (contrapartida social)
Às 19h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 19h45: ação de mediação pós-espetáculo
Ação voltada ao público universitário
Local: FURB Campus 1, Sala S 125, em Blumenau (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca).

Dia 23 de junho
Às 8h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 8h45: ação de mediação pós-espetáculo
Às 10h: apresentação do espetáculo Histórias Reviradas
Às 10h45: ação de mediação pós-espetáculo
Local: Escola Municipal Alberto Schmitt, em Ilhota (Estr. Geral Baú Central, 5873).

Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas.
As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, assistência de acessibilidade atitudinal e uma apresentação terá audiodescrição (AD).
Classificação indicativa: LIVRE.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Contadora de Histórias e Mediadora: Karina Spengler Schramm
Produção executiva: Deda Silveira
Produção logística: Ana Acácia e Gilmara Goulart
Designer gráfico: Paula Lana
Acessibilidade em LIBRAS: Cynthia Philippi - CML - Comunicação Mentoria em LIBRAS
Acessibilidade em Audiodescrição: Elisabeth Boening - Voz da Visão
Registros fotográficos: Ruth Rodrigues
Assistência de acessibilidade atitudinal: Amélie de Oliveira
Filmmaker: Júnior Koche
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Abr 13, 2026 Eventos

Mini tour de tributo ao Tim Maia, com Oséias Pereira e…

Abr 10, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" estará aberta…

Abr 10, 2026 Eventos

Israel & Rodolffo lançam turnê "Impulso" com estreia em…

Abr 09, 2026 Eventos

Sandra Cinto faz visita guiada sobre "Dois infinitos",…

Abr 09, 2026 Eventos

Com direção de George Walker Torres, "A Mulher que…

Abr 08, 2026 Eventos

Varanda Estaiada vira palco de evento internacional da…

Abr 08, 2026 Eventos

Da rua para a galeria: DPAULA estreia sua primeira…

Abr 07, 2026 Eventos

Rodas de Samba percorrem unidades do Sesc RJ ao longo…

Abr 07, 2026 Eventos

Exposição imersiva sobre o Coliseu estreia em São…

Abr 06, 2026 Eventos

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à…

Abr 06, 2026 Eventos

Leonardo retorna ao Espaço Unimed para duas noites de…

Abr 02, 2026 Eventos

M.I.A. abre vendas para seu show na Audio, em São Paulo

Abr 02, 2026 Eventos

Pontos MIS leva mostra fotográfica “Tardes, passos e…

Abr 01, 2026 Eventos

Leonardo abre a 20ª edição do Festival Italiano de Nova…

Abr 01, 2026 Eventos

Exposição de Ana Augusta Silveira na Galeria de Arte…

Mar 31, 2026 Eventos

Museu do Futebol aberto e com programação variada na…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version