SEGS Portal Nacional

Educação

Crianças mostram que empatia tem lugar dentro e fora da sala de aula

  • Quarta, 27 Outubro 2021 10:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Ruiz Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Milhares de estudantes de 17 cidades vão se reunir em outubro para trocar experiências sobre a prática da empatia

“Eu me vejo em você”. Com esse tema, estudantes de diferentes escolas colocaram em prática projetos de empatia durante o ano. Os projetos são criados por alunos de 6 a 11 anos e serão apresentados no 4º Fórum com Crianças, que acontecerá de forma online, a partir do dia 26 de outubro. Este ano o encontro reúne cerca de 13 mil participantes.

As iniciativas apresentadas são realizadas durante o ano, como Projetos de Intervenção Social (PIS) e têm a missão de abordar, debater e refletir sobre o cenário atual do mundo e também deixar uma contribuição para a sociedade. Alguns bons exemplos são o audiolivro criado pela turma do 2º ano do Ensino Fundamental para crianças cegas ou de baixa visão ou o projeto do 3º ano do Ensino Fundamental que discute “os direitos das crianças” e reflete sobre as privações do trabalho infantil, ambos do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP).

Os temas são explorados de maneira interdisciplinar nas salas de aula do 1º ao 5º ano e o fórum é a oportunidade de celebrar e reunir todas essas ações. “O objetivo é que a troca possa fortalecer a experiência, e que as diferentes cidades, realidades e ambientes possam refletir sobre o que foi realizado”, explica o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da área de Educação Básica do Grupo Marista, Tiago Franceschini da Rosa.

Os projetos e os novos olhares

O Futuro que queremos é empático? Com essa pergunta orientadora, os alunos podem refletir e pensar em ações que promovem o bem-estar para além da comunidade escolar. “As crianças possuem curiosidade e a necessidade de compreender as experiências do outro. O projeto de intervenção social faz um resgate dessa interioridade, com um olhar mais voltado à transformação individual e coletiva das turmas, de modo que isso possa refletir na sociedade em que vivem”, revela a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Lilian Gramorelli.

Em um ano ainda muito impactado pela pandemia, com o ensino híbrido e o retorno gradativo às aulas, os temas foram desenvolvidos de acordo com o cenário atual. Neste contexto, é importante valorizar a interculturalidade, que passa pelo acolhimento às diferenças e a harmonia, e a alteridade, que remete ao diálogo respeitoso. “A escola é um espaço para o fortalecimento das relações sociais, com o foco na vivência de forma empática, com as famílias e com o outro”, reforça a professora Lilian.

Os resultados dos projetos podem ser conferidos em: https://maristalab.com.br/eu-me-vejo-em-voce/

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version