Curso gratuito reúne experiências agrícolas e tecnológicas para produtores de orgânicos
Debate sobre práticas de extensão rural 7.0 é uma iniciativa da Associação Paulista de Extensão Rural, em parceria com outras entidades do setor. Encontros são quinzenais, pela internet
A agricultura orgânica é tema de um curso gratuito para produtores rurais e extensionistas que vai até novembro. Por meio de oficinas virtuais, realizadas duas vezes por mês, especialistas na área promovem uma interação para troca de experiências.
O Sistema Participativo de Garantia (SPG), que certifica a qualidade do produto orgânico, será o tema do próximo encontro, com a participação de Aloísia Hirata, servidora do Instituto Federal e diretora da Região Sudeste do Instituto Brasil Orgânico. A proposta é apresentar os aspectos legais, exemplos práticos de representantes de algumas regiões do Brasil e a importância da extensão rural para a viabilizar os sistemas participativos de garantia da qualidade dos alimentos orgânicos.
"Reunimos em cada um dos oito encontros, profissionais que dedicam suas carreiras à pesquisa e a aplicação de técnicas que levam a uma melhor relação entre a produção de alimentos, as pessoas e os nossos patrimônios naturais", comenta Antônio Marchiori, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (APAER).
As oficinas vão reunir experiências de atuação do serviço de extensão rural, novas tecnologias e também aspectos comerciais para venda de produtos orgânicos. O objetivo é promover as práticas de extensão rural 7.0, uma iniciativa da Associação Paulista de Extensão Rural (APAER), Instituto Brasil Orgânico, Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
O curso tem o apoio da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) e do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (ECOFORTE), promovido pelo Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo Federal.
“A Extensão Rural 7.0 propõe que o uso das ferramentas digitais pode ser um aliado precioso para tornar experiências de sucesso mais conhecidas e aproximar as pessoas. Os sistemas de produção e comercialização de alimentos orgânicos são baseados em relações de confiança. Aproximar quem está conseguindo bons resultados práticos é o melhor caminho para incentivar e apoiar quem acredita que uma nova agricultura é possível", conclui Marchiori.
O calendário completo e link para inscrição gratuita estão disponíveis no site da APAER.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>