SEGS Portal Nacional

Educação

Educador financeiro explica principais pontos da necessária e urgente reforma tributária no Brasil

  • Segunda, 26 Julho 2021 09:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

William Ribeiro, CEO do Dinheiro com Você, alerta com bom humor a importância de mudanças na cobrança de impostos e tributos no país

A possibilidade real de uma reforma tributária no Brasil vem sendo muito discutido nos últimos anos. Enquanto uma aprovação desse projeto no Congresso Nacional é aguardada, os debates continuam entre prós e contras sobre o tema.

Para explicar os principais pontos de uma maneira prática e bem humorada, o educador financeiro, William Ribeiro, CEO do Dinheiro Com Você, traz os principais motivos da necessidade de mudanças na maneira como o Governo cobra impostos da população e de investidores.

Números mostram urgência por mudanças

Você sabia que o Brasil é um dos países no mundo que mais cobra impostos? No ranking global, estamos nivelados a nações como Suriname, Zâmbia, Sudão e até mesmo Venezuela, com uma porcentagem de taxação de 34% sobre empresas, o que totaliza mais de R$ 45 bilhões arrecadados pelo Governo Federal.

William analisa os danos dessas circunstâncias: “Com esse valor, acabamos sofrendo efeitos negativos nos empregos da população, na renda das famílias e até mesmo no PIB do país. Isso tudo porque o mercado internacional não se anima com as condições apresentadas por aqui, migrando seus investimentos para outros territórios mais rentáveis”.

Além disso, a cobrança de impostos e tributos no Brasil também representa uma fatia gorda nas finanças da população. Hoje, 7,5% de contribuição é cobrada sobre salários a partir de R$ 1.904,00, em um país onde a conta de luz, por exemplo, conta com 48% de tarifas em seu valor total.

O cenário fica ainda mais alarmante ao compararmos alguns produtos essenciais para sobrevivência, com outras nações. Em nosso país, 36% de taxas são cobradas sobre remédios, enquanto na França esse valor fica em 2,1%, e em outros países como nos EUA, Inglaterra e México há isenção de impostos para medicamentos.

Consequências de medidas mais flexíveis

Com a reforma tributária, teríamos menos problemas para os investidores, criando um ambiente favorável para empresas estrangeiras apostarem no país. Isso resultaria em um mercado mais competitivo, produtos com mais qualidade, preços menores, além de mais empregos.

“Muita burocracia e impostos elevados, favorecem poucas e grandes empresas. Com margens mais altas, as mercadorias ficam mais caras, gerando uma dominância em determinado setor da indústria, os chamados oligopólios.”, pondera William.

Segundo ele, o Brasil poderia ser mais próspero com medidas mais flexíveis: “Se a situação fosse favorável, empresas viriam ao Brasil após a pandemia, mas na verdade a realidade é outra. Negócios estão fechando por aqui, e a instabilidade econômica e política aumentam o risco para investidores internacionais. Há mudança no câmbio, aumento na inflação e prejuízo no bolso dos consumidores”, conclui.

Vídeo sobre o assunto já pode ser conferido no “Dinheiro Com Você”

William Ribeiro preparou um vídeo completo sobre esse tema, que está disponível em seu canal no Youtube. Para assistir basta acessar o link: https://youtu.be/TyuUjZalPLg

Sobre William Ribeiro

William Ribeiro é CEO do Dinheiro Com Você, empresa de consultoria, treinamento e Educação Financeira, focada em finanças pessoais e investimentos, além de uma produtora de conteúdo multiplataforma da qual faz parte um dos maiores e mais importantes canais de educação financeira do país: www.youtube.com/dinheirocomvoce.

Possui título de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é graduado em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Sua experiência de mais de 20 anos no empreendedorismo lhe trouxe a independência financeira e o consequente maior propósito da sua vida: levar seu conhecimento adiante, ajudando milhares de pessoas a terem uma vida financeira mais próspera.

Além de especialista no mercado financeiro, William também é autor e prepara o lançamento de seu primeiro livro (pela Alta Books) sobre o tema, uma publicação alinhada com o propósito de todo o seu trabalho que é desmistificar os investimentos no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version