Estudo compara experiência oferecida por bancos e carteiras digitais e indica Ame, Iti e BanQi como apps com melhor nível de experiência
Levantamento traz dados sobre a importância da experiência no momento do cadastro ser a mais fácil possível, e mostra quais os aplicativos apresentam menos fricção
Em sua sexta edição, o Comparativo dos Bancos Digitais, realizado pela idwall, conta com informações atualizadas sobre o cenário envolvendo os bancos digitais brasileiros. Pesquisa aponta os impactos causados pela Covid-19 e traz informações sobre segurança digital e investimento no ecossistema. Ainda, o estudo conta também com dados inéditos, oferecidos pela Incognia, empresa pioneira em identidade mobile por localização, apontando o nível de fricção que o usuário enfrenta durante o onboarding em cada uma das instituições incluídas no estudo.
Segundo o levantamento, no ano passado aproximadamente 14 milhões de pessoas se tornaram bancarizadas e os investimentos em fintechs, por sua vez, cresceram 73% em relação a 2019. A expectativa é que em 2021 o número de contas digitais no Brasil ultrapassem a margem dos 220 milhões. Este cenário de plena expansão ainda conta com um fator importante: a experiência do usuário dentro dos aplicativos. Os dados, segundo a análise, comprovam que as pessoas que avaliaram o processo de cadastro com as notas 9 e 10, estão mais de 6x mais propensas em permanecer conectadas com a instituição financeira.
Parte integrante do estudo, o Índice de Fricção no Onboarding, idealizado e desenvolvido pela Incognia e realizado em parceria com a idwall, nesta edição analisa com qual facilidade os usuários conseguem fazer um cadastro para abertura de nova conta nos aplicativos de bancos e carteiras digitais. O Índice de Fricção leva em consideração o tempo de cadastro, tempo de aprovação da conta do usuário, avaliando o momento entre a finalização do cadastro e a primeira resposta da instituição, e número de campos ou espaços de preenchimento e checkboxes.
Das 34 instituições analisadas, os aplicativos que apresentaram menor nível de fricção - e por consequência, melhor experiência ao usuário - foram o Ame Digital, Iti e BanQI. Dos bancos digitais, os destaques foram Midway, BMG e Superdigital. "Quase 2,4 bilhões de pessoas usam seus smartphones para serviços financeiros, o que só aumentou durante a pandemia da COVID-19. À medida que novos usuários procuram adotar o mobile para usar serviços financeiros e de pagamentos, a facilidade ou a dificuldade de incorporar novos clientes torna-se um diferencial para os aplicativos é um fator de experiência e retenção de clientes em geral", disse André Ferraz, fundador e CEO da Incognia. "Nosso Índice de Fricção no Onboarding fornece uma medida de quais aplicativos mobile fornecem a menor quantidade de fricção para novos usuários, portanto, os que tem o onboarding fácil como grande diferencial."
Confira o estudo na íntegra e o índice de fricção no link: https://idwall.co/analise-de-mercado-bancos-digitais-2021-S1/
Sobre a Incognia
Incognia é uma empresa de identidade por localização que permite a prevenção avançada de fraudes mobile para bancos, empresas fintech e m-commerce. Utilizando a biometria comportamental por localização, a Incognia oferece verificação e autenticação de identidade sem fricção. A tecnologia de localização da Incognia utiliza sinais de rede e sensores no dispositivo para fornecer informações de localização altamente precisas. Ao construir um padrão de comportamento de localização anônimo, único para cada usuário, o Incognia cria uma identidade digital privada para segurança de contas.
Empresa fundada em 2014, por André Ferraz, empreendedor reconhecido pela Forbes como personalidade Under 30, Incognia é privada e está sediada em Palo Alto, Califórnia, com equipes em Nova Iorque e no Brasil.
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