Professor da FGV explica como empresas podem aproveitar novas tecnologias no mundo pós pandemia
O coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, alerta que a computação em nuvem está fazendo cada vez mais parte do presente e do futuro, principalmente para o crescimento das empresas e o surgimento de novos negócios. E, por isso, segundo ele, é urgente que as organizações entendam os desafios e oportunidades que surgem com esse cenário.
Miceli ressalta que um dos maiores desafios das empresas será com a sustentabilidade dos dados, tanto de clientes e colaboradores, quanto da própria organização. "Os dados serão gerados em maior número e com a ascensão do 5G, quando tudo será conectado, mais esses dados devem ser armazenados, e isso tem um custo. As empresas que criarem planos de armazenamento de dados terão um ganho de imagem e darão mais retorno para seus acionistas", afirma André Miceli.
O professor da FGV menciona ainda que cada vez mais a "Realidade Mista", que une características da realidade virtual com a realidade aumentada, estará presente nos negócios. "Seu uso está bem próximo da nossa realidade. Seja para melhorar o aprendizado, criar novas formas de entretenimento ou melhorar a produtividade no trabalho, práticas que fazem parte do cotidiano de algumas empresas", salienta.
Cloud Gaming - Outro modelo de negócio que vai crescer é o Cloud Gaming, afirma Miceli. "Grandes players do mercado se movimentam para criar soluções na nuvem que vão possibilitar modelos de assinatura, como o da Netflix, por exemplo. Ou seja, um mercado muito promissor para as empresas brasileiras já que o número de consumidores brasileiros de jogo é bem grande", relata o especialista.
Touchless tech - As interfaces deixarão de ser só tela e passarão a ser tela e voz ou gestos, diz Miceli, visto que as preocupações com saúde e segurança também estão aumentando. "Este tipo de tecnologia sem toque vai permitir que os usuários controlem um sistema digital com gestos de movimento tão simples como acenar com a mão, apontar o dedo ou até mesmo um movimento com os olhos. E, claro, especialmente a voz, que já é popular na casa de algumas pessoas", observa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>