Grupo da Univali faz a modelagem estatística do Covid-19 na Amfri
Projeções devem auxiliar gestores públicos na tomada de decisão
Santa Catarina – Seis professores e três acadêmicos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) compõem um grupo de pesquisadores que trabalha na realização da modelagem estatística do Coronavírus (Covid-19), nos municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A proposta é utilizar modelos calibrados com os dados dos municípios, cruzando informações do contexto regional.
O trabalho envolve profissionais do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Itajaí, do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Amfri e da Rede de Pesquisa e Estudo sobre Riscos e Eventos Adversos da Foz do Rio Itajaí (REPEDfri), organização que está reunindo estas e outras instituições, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
De acordo com o professor Julio César Leão, do Laboratório de Geologia e Sedimentologia da Univali e um dos participantes da iniciativa, a equipe tem feito reuniões remotas para fazer os devidos alinhamentos e projeções. “Estamos organizando os dados do IBGE e Amfri, para fazermos o mapa dos acometidos com informações sobre a faixa etária, sexo e sinalizando os casos com comorbidades relacionadas com o Covid-19, principalmente as doenças respiratórias, hipertensão e diabete. Assim, teremos uma projeção com dados da nossa realidade regional, para munir a Defesa Civil, os Municípios e seus gestores para a tomada de decisão", afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>