Estudante de São Paulo alcança nota mil na redação do Enem
Gabriel Merli, de 18 anos, é aluno do Curso Poliedro e quer fazer Medicina.
Ele levou uma hora e meia para produzir o texto que obteve a pontuação máxima
Na última sexta-feira (17/01), Gabriel Merli, de 18 anos, aluno do Curso Poliedro, em São Paulo (SP), teve uma grande surpresa ao entrar no site do Ministério da Educação (MEC) e verificar sua nota do Enem. Ele figura no seleto grupo de 53 estudantes que alcançaram a nota máxima na redação do Exame em todo o País.
Com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, a redação do Enem 2020 solicitou um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Merli propôs duas soluções para o problema apresentado. Começou o texto elaborando um rascunho em tópicos e, posteriormente, discorreu sobre o tema. “Demorei uma hora e meia para elaborar a redação. Acredito que saber desenvolver o texto com a estrutura correta foi a chave para o alcance do resultado. Fiz exatamente o que a professora me explicou ao longo do ano”, afirma.
Para alcançar o resultado, Merli fez um ano de cursinho Pré-Vestibular Poliedro e, com a orientação de professores, produziu uma redação por semana de diversos temas, todas nos moldes do Enem e dos principais vestibulares do País. “A prática na produção dos textos e o repertório obtido com a leitura são fundamentais para uma boa redação. Outro ponto importante é saber o que os avaliadores esperam. Antes de entrar no Poliedro, eu achava que as redações solicitadas nos vestibulares eram todas iguais, mas aprendi com aulas e muito treino os moldes de cada uma”, aponta.
Aspirante a ingressar em uma faculdade pública de Medicina, Merli prestou neste ano os vestibulares Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp e vai utilizar a nota do Enem no SISU para tentar faculdades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além do desempenho excelente em redação, ele também pontuou bem na prova de Matemática e suas Tecnologias, com 936,3 pontos.
No ano de preparação para o vestibular, Merli focou os estudos nas principais matérias que tinha dificuldade, como Química, Física, Geografia e Matemática. “Foi um ano de foco e concentração. Não ter tanto contato social quanto antes foi o mais difícil”, destaca o estudante, que almeja se especializar na área de oncologia.
Três dicas fundamentais de quem tirou a nota mil
Aos estudantes que também querem alcançar a nota máxima na redação do Enem, o aluno do Curso Poliedro indica:
1 – Não perca tempo se preocupando com o tema que será solicitado na redação. O que importa no Enem é a estrutura do texto. Por isso, no ano de preparação, aprenda a desenvolver um texto com a estrutura perfeita solicitada no Enem, sabendo também ter uma boa argumentação e a apresentar soluções eficazes para problemas propostos.
2 – Treine com a elaboração de redações. Escrever uma redação por semana, com diferentes assuntos, pode auxiliar a encontrar suas deficiências e a aperfeiçoar sua redação até o dia da prova.
3 – Tenha repertório. Merli gosta da leitura de ficção e de livros clássicos de sociologia e biologia. Ele ouvia os jornais nas rádios diariamente e aconselha a leitura de jornais e revistas. “Ler é muito importante, além de te dar reportório te ajuda a entender a norma culta”, ressalta”.
Sobre o Poliedro
O Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2019, obteve pelo terceiro ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 75 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (86 aprovados) e 1.392 aprovações no Enem/Sisu 2019 (todos os cursos). O Poliedro teve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (157 aprovados), e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (47 aprovados) e no IME (120 aprovados).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>