SEGS Portal Nacional

Demais

Expectativa positiva para o Dia dos Pais anima bares e restaurantes

  • Segunda, 04 Agosto 2025 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ísis Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Midjourney

Três em cada quatro empresários espera aumento de faturamento em relação ao ano passado

A proximidade do Dia dos Pais tem trazido otimismo ao setor de alimentação fora do lar. De acordo com pesquisa realizada pela Abrasel, entre os estabelecimentos que planejam abrir na data, 76% esperam um crescimento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte projeta alta entre 6% e 10% (26%).

A comparação com um domingo comum também reforça o clima positivo. Para 78% dos empresários, o desempenho no domingo de Dia dos Pais será superior. Entre eles, 23% estimam aumento entre 6% e 10%, e 17% preveem uma alta mais expressiva, de 11% a 20%. Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a projeção positiva tem relação com os hábitos de consumo nesta época.

“O Dia dos Pais é uma data que costuma trazer um movimento acima da média e um tíquete médio elevado, já que muitas famílias optam por comemorar fora de casa. Esse otimismo do setor é animador, especialmente diante de um cenário econômico que ainda exige cautela”, avalia.

Apesar das boas projeções, setor lida com inadimplência e prejuízos

O otimismo atual contrasta com o desempenho abaixo do esperado em junho. O mês foi marcado por movimento mais fraco, possivelmente impactado por frentes frias e períodos de chuva em diversas regiões do país. A redução no fluxo de clientes e no consumo contribuiu para uma piora nos resultados financeiros dos estabelecimentos, que registraram queda de 3,7% nas vendas em relação a maio, segundo o Índice Abrasel-Stone.

Como reflexo desse cenário, apenas 40% dos empresários relataram ter operado com lucro em junho. Outros 37% indicaram estabilidade nas contas, enquanto 22% fecharam o mês no vermelho — um aumento de quatro pontos percentuais em comparação ao mês anterior.

Além disso, os débitos em aberto continuam sendo uma preocupação. Quase quatro em cada dez empresas (37%) ainda enfrentam pagamentos em atraso, principalmente relacionados a impostos federais (72%) e estaduais (52%). Em relação ao repasse de custos, nos últimos 12 meses, 37% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços, enquanto 57% fizeram ajustes apenas conforme ou abaixo da inflação.

“Os dados mostram que há uma recuperação em andamento, mas ela é lenta e instável. A pressão sobre as margens e a dificuldade para repassar os custos impactam diretamente a saúde financeira dos negócios. Por isso, datas como o Dia dos Pais são estratégicas para injetar recursos no caixa e ajudar os empreendimentos a manterem a operação”, observa Solmucci.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version