VLI registra alta de 18% na movimentação semestral de cargas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Sergipe
Terminal teve crescimento expressivo de movimentação de insumos como coque de petróleo, trigo e cimento, além de incremento na importação de fertilizantes
Localizado em Barra dos Coqueiros (SE), o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), operado pela VLI, encerrou os seis primeiros meses de 2025 com resultados operacionais consistentes. Entre janeiro e junho, o terminal registrou o crescimento de 18% no volume de cargas movimentadas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, destaque para as importações de coque de petróleo, com alta de 97%, refletindo o aquecimento da produção de cimento do Sergipe; trigo, cuja movimentação cresceu 2.6 vezes em relação ao mesmo período de 2024, devido ao início ou retomada de operação de moinhos no Estado; e cimento, para abastecimento de unidades industriais na região Norte, com incremento de 42%. Já a importação de fertilizantes registrou alta de 6%, direcionada ao abastecimento do agronegócio do Sergipe.
As marcas refletem a crescente importância estratégica do terminal para o escoamento da produção nacional de diversas matrizes de carga: grãos (soja, milho e farelo de soja), insumos da construção civil, fertilizantes e mineração a partir do Nordeste brasileiro. Não obstante, o site ainda promove apoio a operações logística de passageiros e suprimentos para a Petrobrás, dando suporte às embarcações que operam no offshore na Bacia Sergipe-Alagoas, garantindo serviços portuários para sustentar operações e manutenções necessárias às plataformas de petróleo próximas à costa sergipana.
"Os resultados operacionais consistentes que registramos comprovam que o TMIB vem se consolidando, cada vez mais, como uma alternativa eficiente para que as riquezas da região Nordeste alcancem o mercado global de maneira competitiva, assim como para o abastecimento de cadeias produtivas nacionais. Neste sentido, trabalhamos em parceria com todo o ecossistema portuário para aumentar nossa representatividade nacional e oferecer um serviço de qualidade, contribuindo para a economia da região”, afirma Aroldo Cecílio, gerente geral comercial da VLI.
Sobre o TMIB
O TMIB é o único terminal portuário do Sergipe. O ativo movimenta granéis sólidos, grãos e operação offshore, dando suporte para as embarcações de apoio. Em pouco mais de 11 anos de administração logística da VLI, o TMIB vem contribuindo substancialmente para inserir o agronegócio, a mineração e os insumos de construção civil em um fluxo econômico mais amplo. Além disso, as soluções logísticas integradas oferecidas pela VLI no TMIB seguem estrategicamente alinhadas para garantir a perenidade dos resultados, impulsionar um crescimento orgânico e sustentável do negócio, e assegurar o uso otimizado da infraestrutura disponível. Essa sinergia permite extrair o máximo valor dos ativos, manter a competitividade regional e elevar a eficiência operacional, consolidando o Porto de Sergipe como uma opção logística diferenciada para seus clientes.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>