SEGS Portal Nacional

Demais

Maio Amarelo alerta tutores sobre doenças renais em cães e gatos

  • Segunda, 26 Mai 2025 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash

O mês de maio marca mais uma edição da campanha Maio Amarelo alertando sobre as doenças renais, que afetam silenciosamente cães e gatos, dificultando o diagnóstico precoce e comprometendo a qualidade de vida dos pets.

“As doenças renais são, em grande parte, silenciosas. Identificar visualmente um pet com esse tipo de problema é desafiador, pois a maioria dos pets não apresenta sintomas evidentes nos estágios iniciais da doença. A ausência do hábito de levá-los regularmente ao veterinário torna a prevenção ainda mais difícil, atrasando o diagnóstico e o tratamento. E quanto mais tarde o problema é descoberto, maiores são os riscos para a vida do animal.”, afirma a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

Entre os sintomas mais comuns estão: pelagem opaca, letargia, fraqueza, aumento no consumo de água, mau hálito com cheiro de amônia, urina em maior frequência, perda de apetite e de peso, urina muito clara ou com sangue, diarreia, vômitos e desidratação. Em estágios mais avançados, o animal pode apresentar úlceras na boca, aumento da frequência respiratória, alterações neurológicas e convulsões.

As causas mais frequentes do comprometimento renal em pets incluem o envelhecimento natural, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, infecções e obstruções urinárias, doenças autoimunes e intoxicações por produtos, plantas ou medicamentos.

“Mesmo tutores extremamente cuidadosos podem ver seus animais desenvolverem problemas renais, especialmente se houver predisposição racial ou genética. Por isso, manter consultas regulares com o médico-veterinário é essencial para garantir o diagnóstico precoce e possibilitar um tratamento mais rápido e eficaz”, reforça Patricia.

O diagnóstico das doenças renais geralmente envolve exames laboratoriais de sangue e urina, além de ultrassonografia e medição da pressão arterial. A partir da identificação do problema e dependendo do estágio da doença, que pode variar entre 1 e 4, sendo o último, o mais grave e com perda significativa da função renal, é comum a recomendação de mudanças na alimentação, com a adoção de rações formuladas especialmente para pets com função renal comprometida, podendo também ser necessárias outras medidas terapêuticas fundamentais para a correção das alterações metabólicas e sistêmicas causadas pela doença e por seus fatores desencadeantes.

Para prevenir a doença renal em cães e gatos, é fundamental manter o bom funcionamento renal, oferecendo água sempre limpa e fresca. Alimentos úmidos no caso dos gatos também auxiliam na hidratação. Oferecer uma dieta balanceada e de qualidade, evitar o contato com substâncias ou alimentos tóxicos, controlar outras doenças associadas e manter o calendário de vacinação também são medidas importantes.

“O principal recado do Maio Amarelo é simples, mas poderoso: levem seus pets regularmente ao médico-veterinário. Cuidados contínuos, carinho e atenção podem fazer toda a diferença na prevenção de doenças renais, garantindo mais saúde, bem-estar e longevidade ao seu melhor amigo”, finaliza a especialista.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version