SEGS Portal Nacional

Demais

Era do Imediatismo: Por que a pressa por resultados transformou o comportamento feminino?

  • Quinta, 30 Abril 2026 18:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Piccoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ilustrativa I.A

Especialista analisa como a busca por soluções instantâneas, como o "efeito Ozempic", reflete a incapacidade contemporânea de sustentar processos de longo prazo

Em uma sociedade definida pela velocidade da fibra ótica, a espera tornou-se um dos maiores desconfortos da vida moderna. Esse fenômeno, que afeta do consumo à carreira, encontrou um novo e drástico campo de atuação: o corpo. O crescimento exponencial no uso de medicamentos voltados ao emagrecimento rápido, como Ozempic e Mounjaro, é apenas a ponta do iceberg de uma mudança comportamental profunda.

Para a psicoterapeuta integrativa Juliana Coria, o cenário revela uma crise na capacidade de lidar com o tempo. “Hoje, não queremos só resultados. Queremos resultados imediatos. E isso diz muito sobre como estamos lidando com nossas inseguranças, frustrações e expectativas”, explica a especialista, que estuda os impactos do comportamento contemporâneo na saúde emocional.

O Declínio da Tolerância ao Desconforto

A lógica do "clique e receba" está moldando a forma como as mulheres gerenciam suas próprias emoções. Dados de mercado da IQVIA confirmam o aumento na demanda por soluções farmacológicas, mas o reflexo social é subjetivo: uma menor tolerância a qualquer tipo de processo que demande tempo ou esforço contínuo.

• Desconexão emocional: A mudança estética acelerada muitas vezes atropela o tempo necessário para o amadurecimento psicológico.

• Ansiedade sistêmica: O Brasil lidera índices globais de ansiedade, o que impulsiona a busca por alívios temporários que prometem "resolver" problemas internos através de mudanças externas rápidas.

A Resistência do "Desacelerar"

O movimento propõe uma reflexão que vai além do espelho. Segundo Juliana, a verdadeira questão da década não é como mudar mais rápido, mas por que a sociedade impõe tamanha urgência na performance e na perfeição.

“A pressa em mudar o corpo muitas vezes é uma tentativa de aliviar um desconforto emocional. Mas sem olhar para isso, o alívio pode ser temporário”, pontua a psicóloga. Em um mundo que valoriza a eficiência acima de tudo, o ato de respeitar o tempo natural das coisas — seja na saúde, na construção da autoestima ou no autoconhecimento, tornou-se um verdadeiro ato de resistência.

Sobre a especialista:

Juliana Coria é psicóloga e estuda os impactos do comportamento contemporâneo na saúde emocional feminina, com foco em autoestima, ansiedade e padrões de beleza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 30, 2026 Demais

Exagerou no churrasco? Especialistas mostram 11…

Abr 30, 2026 Demais

Ceaflor reforça operação para atender aumento de vendas…

Abr 30, 2026 Demais

Quando faz sentido fechar a sacada?

Abr 30, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 30, 2026 Demais

Abril Laranja: por que a campanha é essencial na luta…

Abr 30, 2026 Demais

Como cada signo é no trabalho?

Abr 30, 2026 Demais

Como medições avançadas ajudam fábricas de papel a…

Abr 29, 2026 Demais

Voo cinematográfico de réplica do 14 Bis marca retomada…

Abr 29, 2026 Demais

Quando o conflito fecha rotas, a conta chega ao Brasil

Abr 29, 2026 Demais

Cometa C/2025 R3 atinge brilho máximo e pode ser visto…

Abr 29, 2026 Demais

Quando o coração não acompanha o relógio

Abr 29, 2026 Demais

Dia das Mães: 78% dos bares e restaurantes esperam…

Abr 29, 2026 Demais

Warner Bros. Pictures leva final da UEFA Champions…

Abr 29, 2026 Demais

Piscinas aquecidas, atrações radicais e áreas cobertas…

Abr 29, 2026 Demais

A busca por espaço: o retorno dos terrenos amplos no…

Abr 29, 2026 Demais

Como as plataformas digitais criam novas oportunidades…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version