SEGS Portal Nacional

Demais

1º de maio: os bastidores da vida de um chef de cozinha

  • Sexta, 02 Mai 2025 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Souk
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Figurate é uma pizzaria autoral fundada em 2018 pelo chef Henrique Campos, em Curitiba (PR). - Marcos Campos

Henrique Campos, do Figurate, revela os 5 maiores desafios da profissão e mostra que a gastronomia vai muito além do glamour dos pratos bonitos

Henrique Campos não romantiza a cozinha. Chef e proprietário do Figurate - pizzaria autoral, em Curitiba -, ele soma mais de 14 anos de experiência em restaurantes dentro e fora do Brasil. Além de chef, é também nutricionista e conhece de perto os desafios de quem escolhe a gastronomia como profissão.

“Ser chef de cozinha é muito mais do que cozinhar. É liderar uma equipe sob pressão, resolver problema atrás de problema, cuidar do alimento com responsabilidade e ainda manter a cabeça criativa”, resume Henrique. “É uma escolha diária. E como toda escolha, tem um preço”.

Rotina puxada e horários invertidos

Trabalhar com cozinha significa viver em um ritmo à parte. Os horários são geralmente noturnos, os fins de semana são de trabalho, e as folgas muitas vezes não coincidem com a do resto do mundo.

“Você aprende a descansar em horários diferentes, a comemorar o Natal no dia 26, e a trocar o domingo com a família por uma noite de salão cheio”.

Cozinhar é só uma parte da profissão

Henrique é direto: “Se você acha que ser chef é passar o dia testando receitas, está longe da realidade”. No dia a dia, é preciso lidar com fornecedores, estoque, equipe, treinamento, manutenção de equipamentos e normas sanitárias. “Cozinhar acaba sendo quase um luxo. A maior parte do tempo, a gente está apagando incêndio”.

Pressão e perfeccionismo

Na gastronomia, não existe espaço para erro. “Todo prato tem que sair com o mesmo padrão, com o mesmo cuidado. Mesmo quando você já está na décima hora de trabalho e seu corpo está pedindo arrego”. Essa exigência constante por excelência física e emocional é um dos pontos que mais desgastam os profissionais da área.

Sacrifícios pessoais

“A gente perde muita coisa. Perde tempo com quem ama, momentos importantes, aniversários, datas comemorativas. E tudo isso vai pesando com o tempo”, confessa o chef.

A gastronomia exige uma entrega quase total, esse impacto na vida pessoal é uma realidade silenciosa para muitos profissionais da área.

Encontrar uma voz própria em um mar de tendências

Henrique escolheu construir uma marca com identidade: pizzas de fermentação natural, ingredientes regionais e respeito ao tempo do alimento. “Seguir esse caminho autoral é difícil. Às vezes dá vontade de ceder ao que está na moda. Mas eu acredito em cozinha com verdade, e isso nem sempre rende curtida, mas rende fidelidade”.

Sobre o Figurate

O Figurate é uma pizzaria autoral fundada em 2018 pelo chef Henrique Campos, em Curitiba (PR). Inspirado na tradição do street food italiano, ele aposta em massas de fermentação natural, produtos locais e uma abordagem artesanal e contemporânea. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 13, 2025 Demais

Como os pets estão redefinindo o conceito de morar…

Maio 13, 2025 Demais

O clássico é sempre tendência: Make B. reinterpreta a…

Maio 13, 2025 Demais

Mesas redondas tornam os lares mais acolhedores e as…

Maio 13, 2025 Demais

Edição histórica do Rio Boat Show comemora mais de 300…

Maio 13, 2025 Demais

Porcelanato: Misturas caseiras podem causar mais danos…

Maio 13, 2025 Demais

Lazer a quase 200 metros de altura: conheça o rooftop…

Maio 13, 2025 Demais

Lubrificação no setor de mineração vai além da…

Maio 13, 2025 Demais

Bebês reborn: o que a psicologia revela sobre a…

Maio 13, 2025 Demais

Os vira-latas têm saúde de ferro? Conheça algumas das…

Maio 12, 2025 Demais

Saúde e beleza são os melhores presentes de última…

Maio 12, 2025 Demais

Os perigos das "misturinhas" de produtos de limpeza

Maio 12, 2025 Demais

Samsung lança geladeira Side by Side RS60 com mais…

Maio 12, 2025 Demais

Os segredos para a escolha dos objetos decorativos

Maio 12, 2025 Demais

ESG e Saneamento: Como o Brasil Pode Aproveitar essa…

Maio 12, 2025 Demais

Novidades da Korin Alimentos no APAS 2025: salmão…

Maio 12, 2025 Demais

Comunidade global de médicos-veterinários avança no…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version