SEGS Portal Nacional

Demais

6 usos que pequenas e grandes marcas podem fazer dos gift cards

  • Quarta, 23 Abril 2025 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tito Jungmann
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Quando implementados da maneira correta, cartões-presente alavancam o crescimento dos negócios e fidelizam consumidores

Nem todos estão familiarizados com as múltiplas utilidades que os famosos cartões-presente, também conhecidos como gift cards, oferecem às empresas que decidem implementar a solução. Uma vez instalado, um programa de gift cards pode se tornar um recurso poderoso para alavancar as vendas, fortalecer a omnicanalidade e aproximar a marca dos consumidores, entregando a eles ainda mais possibilidades.

Como uma ferramenta versátil, o cartão-presente pode ser utilizado de diversas maneiras. Confira uma lista com 6 usos estratégicos que as empresas podem fazer desta solução:

1. Incentivo de vendas

Uma pesquisa realizada em 2024 pela BHN Brasil, líder na distribuição de cartões-presente no país, apontou que boa parte dos brasileiros, ao serem presenteados com gift cards, gastam um valor adicional: 62% dos entrevistados que receberam cartões-presente de R$50 - sendo que a média de gastos adicionais é de R$61 – e 39% dos que receberam cartões-presente de R$500, caso em que o valor adicional é, em média, de R$106.

Na maior parte das vezes, essa disposição a gastar mais acontece porque os cartões-presente são vistos como um bônus ou incentivo para uma compra maior, trazendo benefícios para o comprador.

2. Programa de fidelidade

É possível utilizar os gift cards como recompensas em programas de fidelidade, ou seja, clientes que acumularem pontos ou atingirem metas podem recebê-los como prêmio. Dessa forma, se aproximarão ainda mais da marca e estarão mais dispostos a voltar e fazer uma compra novamente. Essa estratégia de fidelização auxilia na criação de uma base fiel e constante de clientes.

3. Presente corporativo

Manter os funcionários de uma empresa satisfeitos é essencial para o sucesso de qualquer negócio e os cartões-presente são excelentes ferramentas para esse fim. Eles são presentes agradáveis e práticos na medida certa para motivar as equipes, recompensar desempenho e incentivar a participação em treinamentos e eventos. Assim, a companhia não corre o risco de errar com presentes genéricos em datas comemorativas, aniversários e recompensas, já que os presenteados podem escolher o produto ou serviço que desejarem dentro das opções oferecidas.

“A utilização dos gift cards como incentivo e recompensa no ambiente corporativo não apenas estimula a retenção de funcionários, mas aumenta o engajamento, a satisfação e o desempenho, contribuindo para uma cultura empresarial forte e voltada para resultados”, comenta Natalia Garrido, Diretora de Operações e Produtos da BHN Brasil.

4. Ferramenta de marketing

Outra opção é incluir os gift cards em campanhas promocionais, sorteios ou concursos para atrair novos clientes, engajar os existentes e atrair novamente clientes inativos, que não compram há algum tempo, como forma de incentivá-los a voltar à loja ou plataforma digital. Além disso, é possível usá-los em promoções de novos produtos ou serviços como incentivo para que os clientes experimentem as novidades.

5. Solução para devoluções

Em casos de devoluções de produto, oferecer os cartões-presente como alternativa pode ser vantajoso, garantindo que o cliente continue consumindo na empresa. De acordo com levantamento feito pela BNH Brasil no início deste ano sobre o comportamento de consumo de gift cards nas festas de fim de ano de 2024, 9 em 10 brasileiros gostariam de receber um cartão-presente ao devolver itens às lojas. Essa opção dá a chance ao consumidor de tomar uma decisão de compra quando desejar e for mais oportuno para ele, e não imediatamente na hora da devolução, caso não a queira em dinheiro.

6. Parcerias estratégicas

Por fim, a ferramenta também pode ser usada para estabelecer parcerias com outras empresas, ampliando a base de clientes e gerando benefícios mútuos. No Brasil, o cartão-presente multimarcas é uma dessas soluções e já existe. Lançado pela BHN Brasil, o cartão “O Melhor Presente Para” conta com diferentes marcas em um único produto, oferecendo ainda mais liberdade à pessoa presenteada, que poderá gastar o valor de seu gift card em mais de uma loja, se desejar. Essa modalidade conta com diversas categorias e cada uma delas traz opções de marcas referência nos seus segmentos, como Mc Donald’s, Roblox, Decathlon, Buddha Spa, Airbnb e mais.

“As marcas participantes dos cartões não competem entre si, mas se beneficiam mutuamente, ganhando visibilidade dos clientes e podendo ser consumidas na mesma compra, de acordo com o que o presenteado escolher”, finaliza Garrido.

Os gift cards são uma solução flexível e poderosa que, quando bem implementada, pode gerar resultados significativos para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Por meio deles, é possível acelerar a aquisição de novos clientes e aumentar seu engajamento com a marca, pela praticidade oferecida pelo produto.

Sobre a Blackhawk Network

Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil há 13 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento. Para mais informações, acesse o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jun 17, 2025 Demais

MDF ou MDP? Descubra as diferenças que tornam o…

Jun 17, 2025 Demais

Portugal propõe endurecimento na Lei da Nacionalidade e…

Jun 17, 2025 Demais

Inverno 2025: tendências eyewear para a estação mais…

Jun 17, 2025 Demais

Criatividade e tradição impulsionam o mercado de…

Jun 17, 2025 Demais

Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos…

Jun 17, 2025 Demais

Mercado de artigos para casa avança em 2025 com aumento…

Jun 17, 2025 Demais

Ilhabela reforça título de um dos destinos mais…

Jun 17, 2025 Demais

Construí na casa dos sogros. O imóvel é meu?

Jun 16, 2025 Demais

Guarida altera estrutura de atendimento aos condomínios…

Jun 16, 2025 Demais

Estaleiro lança modelos de luxo com foco no mercado…

Jun 16, 2025 Demais

Aproveite o melhor da safra de junho com mais sabor e…

Jun 16, 2025 Demais

Esqueça o "menos é mais": 5 dicas para adotar o estilo…

Jun 16, 2025 Demais

A febre da multipropriedade: descubra as vantagens de…

Jun 16, 2025 Demais

Como preparar vasos e floreiras para o plantio de…

Jun 16, 2025 Demais

Sorveteria celebra festa junina com sabores temáticos

Jun 13, 2025 Demais

Muito além do verão: gelato artesanal conquista o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version