SEGS Portal Nacional

Demais

A tecnologia como aliada dos supermercados: eficiência, controle e experiência do cliente

  • Segunda, 31 Março 2025 18:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Fischer
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Supermercado - Divulgação

Soluções tecnológicas melhoram a gestão de supermercados, reduzem desperdícios e facilitam o dia a dia do consumidor dentro da loja. Mas para aproveitar todos os benefícios é preciso saber como usar essas ferramentas estrategicamente

A transformação digital está mudando a forma como os supermercados operam, trazendo mais controle de gestão, redução de desperdícios e melhor experiência para o consumidor. Mas, para aproveitar ao máximo as vantagens que a tecnologia oferece, é essencial entender como utilizá-la de forma estratégica.

De acordo com Pedro Della’Nora, empresário do setor supermercadista, um dos primeiros passos para uma gestão eficiente é a escolha do software mais adequado para cada necessidade. “Hoje no Brasil existem pelo menos três grandes softwares para supermercados, além de diversas outras opções muito boas também. O mais importante é que o sistema conte com as funções essenciais, como cálculo correto de margem e precificação em geral, controle de custos dos produtos, relatórios de vendas, lançamento financeiro, conciliação bancária”, explica.

Investimento em tecnologia: custo ou benefício?

Muitos empresários acreditam que sistemas sofisticados são um investimento caro, mas Della’Nora ressalta que o custo-benefício depende muito da utilização correta. “Existem softwares que custam R$ 500 por mês e outros que chegam a R$ 5 mil. O segredo está em aproveitar todas as funcionalidades disponíveis. Eu costumo dizer que um sistema é como uma Ferrari: de nada adianta ter uma na garagem se você não souber pilotar”.

Para novos empreendedores, a recomendação é que a tecnologia esteja presente desde o início. “Se você começa um supermercado sem um bom sistema, não tem controle dos números. Já com um sistema adequado, consegue acompanhar tudo, desde o estoque até fluxo de caixa”, comenta Della’Nora.

A experiência do cliente e a personalização do atendimento

Além da gestão interna, a tecnologia também melhora a experiência do consumidor dentro dos supermercados. Della’Nora destaca que ferramentas como de análise de layout de produtos, por exemplo, ajudam a otimizar as vendas. “Se eu reorganizo um produto para ficar na altura dos olhos do cliente, consigo medir pelo sistema se houve impacto positivo nas vendas daquela seção”, exemplifica. “Existem diversos sistemas muito bons voltados para a análise do comportamento do cliente”.

Outro fator essencial são os programas de fidelidade, que auxiliam no relacionamento com o público. “Aplicativos de fidelidade permitem conhecer melhor os hábitos dos clientes, oferecer promoções personalizadas e aumentar o ticket médio. Isso dá ao pequeno e médio supermercado uma vantagem competitiva muito boa em relação às grandes redes”.

O equilíbrio entre tecnologia e atendimento humanizado

Mesmo com todas essas vantagens, Della’Nora destaca, porém, que a tecnologia deve ser usada com cautela para não afastar o calor humano do atendimento. “O supermercado tem que manter sua essência. Se tudo for muito robotizado, você perde o diferencial em relação às grandes plataformas de e-commerce. A tecnologia deve ser uma aliada, mas não pode substituir o contato humano, aquela gentileza que faz toda a diferença”.

Além disso, o empresário ressalta que, mesmo com tanta tecnologia, o ser humano sempre será um agente fundamental para analisar e guiar as estratégias do negócio. “As tecnologias ajudam nos dados, facilitam no dia a dia, mas não vão substituir o ser humano analisando esses dados e aplicando estratégias eficazes para o aumento das vendas e da lucratividade”.

Dentre as inovações tecnológicas que devem ganhar espaço no setor nos próximos anos, ele cita o self-checkout como uma das que mais deve crescer. “O caixa de autosserviço já é uma realidade em muitas redes e tende a crescer ainda mais, pois ele facilita o dia a dia do cliente, torna a ação toda mais simples e rápida”.

Pequenos e médios supermercados conseguem competir no aspecto tecnológico?

Para Della’Nora, a resposta é sim. Com o uso inteligente das tecnologias que o mercado coloca à disposição dos empresários do setor, mesmo os pequenos mercados podem concorrer com as grandes redes. “Quem souber explorar as vantagens que a tecnologia proporciona, vai sempre contar com um bom diferencial. A digitalização do setor supermercadista é um caminho sem volta, e aqueles que souberem utilizar isso de forma estratégica sairão na frente”, completa o empresário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version