SEGS Portal Nacional

Demais

Dipilidiose em cães. Entenda como pulgas contaminadas infectam os animais

  • Quinta, 27 Março 2025 18:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Pxhere

A dipilidiose é uma verminose transmitida por pulgas infectadas com ovos do Dipylidium caninum, verme cestódeo que pode parasitar cães e gatos, e, em casos raros, seres humanos, especialmente crianças. A médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de serviços técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal, explica que “o ciclo começa quando a larva da pulga se infecta ao se alimentar dos ovos de Dipylidium caninum presentes no ambiente”.

Uma vez contaminada, a larva da pulga se desenvolve até atingir a forma adulta. Nesse estágio, a pulga parasita os cães ou gatos, alimentando-se de seu sangue. Como resposta instintiva ao desconforto causado pelas picadas, os pets se coçam através de mordiscos e lambeduras e acabam ingerindo a pulga contaminada. Uma vez presente no intestino do animal, o verme eclode e passa a parasitar o organismo do cão ou do gato.

Os sintomas da dipilidiose em cães, por exemplo, podem incluir diarreia, vômitos, desconforto abdominal e perda de peso, coceira na região perianal e a presença de segmentos esbranquiçados dos parasitas neste local, nas fezes e nos pelos, são os sinais mais comuns observados pelos tutores. Além de ser um problema de saúde para os animais, essa enfermidade é uma questão de saúde pública, pois se trata de uma zoonose, podendo afetar os humanos de forma acidental, mesmo que raramente.

A prevenção contra esses parasitas é fundamental para a saúde dos pets e dos humanos. Graças aos avanços da indústria de saúde animal, existem opções eficazes e duradouras de proteção contra pulgas, carrapatos, mosquitos e tratamento contra parasitas internos, como o Dipylidium caninum. "Com o uso de coleiras seguras e eficazes, o tutor pode proteger o seu cão contra infestações causadas também por pulgas e, consequentemente, o estará protegendo de quadros de parasitismo intestinal provocados pelo verme causador da dipilidiose", explica a médica-veterinária.

Uma das principais soluções disponíveis no mercado é Frontmax® Coleira, a única coleira indicada para cães a partir de 10 meses de idade, com três princípios ativos (fipronil, permetrina e piriproxifeno) e que oferece até oito meses de proteção contra pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores da leishmaniose canina.

Desenvolvida pela Vetoquinol Saúde Animal, a coleira possui uma matriz polimérica tecnológica que libera de forma gradual e contínua os seus três ativos, proporcionando segurança, eficácia e proteção prolongada para os cães, tutores e crianças.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version