SEGS Portal Nacional

Demais

67% das Companhias do Setor Hídrico Já Utilizam IA Para Reduzir Vazamentos e Otimizar Infraestrutura, Aponta Minsait

  • Quarta, 26 Março 2025 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maquina Cohn Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

(Imagem: Divulgação)

Oito em cada dez empresas do segmento consideram a IA um pilar estratégico para melhorar a eficiência operacional, de acordo com o Informe Ascendant de Maturidade Digital

O uso da inteligência artificial por empresas do setor hídrico está redefinindo a gestão da água nos centros urbanos ao redor do mundo e favorecendo a eficiência, a lucratividade e a sustentabilidade. 67% das companhias do ramo afirmaram já utilizar a IA para reduzir vazamentos e otimizar sua infraestrutura, de acordo com a última edição do Informe Ascendant de Maturidade Digital, produzido pela Minsait, empresa de transformação digital e TI do Indra Group. O levantamento, intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, analisa o nível de adoção da tecnologia em organizações privadas e instituições públicas espalhadas pelo globo.

A integração da IA ​​é fundamental para o mercado de recursos hídricos por conta da ampla gama de oportunidades que oferece, que inclui tanto ferramentas para projetar e simular sistemas complexos quanto para otimizar processos e desenvolver soluções. Nesse sentido, 83% das empresas respondentes destacaram o aumento da eficiência como a principal razão que levou à adoção da inteligência artificial em suas operações.

Além disso, 100% das empresas ouvidas pela pesquisa afirmaram já estar concentrando esforços na elaboração de cases de uso específico da IA. Prova disso é o crescente interesse das companhias pelo desenvolvimento de produtos e serviços voltados à otimização da distribuição de água, gerenciamento de enchentes e melhoria na qualidade dos recursos hídricos oferecidos à população atendida.

O Informe Ascendant revela, ainda, que duas em cada três empresas têm aplicado inteligência artificial para melhorar sua interação com o cliente, tanto por meio de chatbots quanto de ferramentas de análise de sentimentos durante o atendimento. Metade das companhias ouvidas também cita o apoio à tomada de decisões baseadas em dados como uma razão relevante para adoção dessa tecnologia.

O setor hídrico tem implementado cases de uso e soluções em big data, machine learning e outras frentes de IA há alguns anos, mas a tomada de decisões continua sendo de responsabilidade de agentes humanos em todas as organizações pesquisadas. Nesse sentido, o estudo da Minsait prevê que o futuro será marcado pelo desenvolvimento de novas aplicações de IA pensadas para apoiar essa tomada de decisão em atividades como detecção precoce de elementos contaminantes, gestão de riscos ligada às alterações climáticas e melhoria da eficiência energética nas estações de tratamento.

Com a implantação massiva de medidores e sensores, além da integração de sistemas para a digitalização do setor, espera-se que essas soluções evoluam para auxiliar tanto na tomada de decisões quanto na redução de custos.

O mercado de gestão de recursos hídricos ainda enfrenta barreiras significativas para consolidar sua transformação digital. A falta de talentos especializados continua sendo um desafio importante, citado por 83% das empresas, enquanto 67% apontam a necessidade de uma visão estratégica mais clara para a adoção da inteligência artificial. No entanto, as expectativas de crescimento para os próximos anos são altas, com um ecossistema em expansão que está gerando novas oportunidades de inovação e colaboração entre empresas de tecnologia, agências reguladoras e instituições do setor.

Outra barreira citada pelas empresas do setor é a incerteza regulatória, mencionada por 17% das organizações ouvidas. De acordo com o estudo da Minsait, o uso de IA na infraestrutura básica de abastecimento implica certas obrigações específicas, mas é essencial para uma gestão eficiente e segura da água que garanta a responsabilidade ambiental.

IA e sustentabilidade: uma aliança fundamental para o futuro da água

A capacidade da inteligência artificial de otimizar o consumo de energia em estações de tratamento, minimizar perdas de água e melhorar a previsão de eventos climáticos extremos é fundamental para garantir a disponibilidade dos recursos hídricos a longo prazo.

Juan Pérez de Cossío, diretor global para os mercados de Energia e Utilidades da Minsait, explica que o uso de modelos preditivos e sensores inteligentes “está permitindo uma redução significativa nos índices de água não faturada, facilitando um controle mais preciso do fornecimento e reduzindo o estresse hídrico em áreas de alta demanda. Este avanço reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade, de maneira alinhada aos objetivos globais de eficiência e resiliência climática”.

“Uma das tendências mais notáveis ​​no setor hídrico é a transição para uma economia circular, promovendo a reutilização e a reciclagem de recursos e subprodutos, com projetos inovadores como a reutilização de águas cinzas e a recuperação de nutrientes de águas residuais, que estão ganhando espaço como soluções sustentáveis ​​e rentáveis”, acrescenta Pérez de Cossío.

Sobre a Minsait

A Minsait é a empresa do Indra Group líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização, ampla experiência em negócios digitais avançados, conhecimento setorial e talento multidisciplinar, formado por milhares de profissionais em todo o mundo. A Minsait se posiciona na vanguarda da nova digitalização, com capacidades avançadas em inteligência artificial, cloud, cibersegurança e outras tecnologias transformadoras. Com isso, impulsiona os negócios e gera grandes impactos na sociedade, graças a uma oferta digital de serviços de alto valor agregado, soluções sob medida para todos os campos de atuação e acordos com os parceiros tecnológicos mais relevantes do mercado.

Sobre o Indra Group

O Indra Group é uma holding empresarial que fomenta o progresso tecnológico e inclui a Indra, uma das principais empresas globais de defesa, tráfego aéreo e espaço, e a Minsait, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina. O Indra Group promove um futuro mais seguro e conectado por meio de soluções inovadoras, relações de confiança e os melhores talentos. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, como resposta aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final do exercício financeiro de 2023, o Indra Group registrou receitas de 4,343 bilhões de euros, mais de 57 mil colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version