SEGS Portal Nacional

Demais

Quando os vícios de linguagem escondem o verdadeiro problema

  • Segunda, 02 Março 2026 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Expressio Comunicação Humanizada
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

O público não está contando seus “nés”. Está sentindo o que você sente.

Giovana Pedroso, TEDx Speaker, jornalista e especialista em comunicação

Quando perguntei à Ana qual era o maior desafio de comunicação e oratória que ela enfrentava, ouvi a voz de uma mulher tensa:

“Tenho muito vício de linguagem. Às vezes eu falo e depois fico pensando se poderia ter usado uma palavra melhor.”

A Ana não está sozinha.

Ao conduzir processos com ela e com dezenas de outros profissionais nos últimos anos, fica cada vez mais claro: o pedido técnico quase sempre esconde um problema emocional. Quando alguém busca ajuda para “melhorar os vícios de linguagem”, raramente está, de fato, preocupado em eliminar “nés”, “e aí” ou outras repetições.

Então por que os vícios aparecem tanto como tema central?

Primeiro, porque é mais confortável nomear um problema técnico, “controlável”, do que encarar o problema principal, que costuma ser mais profundo e emocional.

Segundo, porque vícios de linguagem existem, a repetição incomoda, e falar sobre isso é uma estratégia de engajamento fácil para vídeos curtos no Instagram e no TikTok. Você consome, encontra um nome para o seu “problema de comunicação” e passa a acreditar nessa explicação como se fosse a causa.

Ainda bem que o papel de um professor, de uma liderança ou, no meu caso, de uma mentora, não é só entregar respostas prontas. É também fazer pensar e ajudar a traduzir sentimentos em palavras.

O que você está realmente dizendo?

Na maioria das vezes, vícios de linguagem são consequência de tensão, autocensura, tentativa de acertar e medo de “falar errado”. Se você tratar apenas os vícios, o travamento por medo de exposição e julgamento continua.

A anatomia do bloqueio costuma funcionar assim: você sabe que precisa se expor (em vídeo, reunião, apresentação); o medo do julgamento aumenta; a autocensura entra em cena; a tensão aparece na fala; os vícios surgem; você se cobra ainda mais; e o ciclo recomeça.

O público não contou seus “nés”. Mas sentiu a insegurança.

De acordo com o artigo “How to Overcome Your Fear of Speaking Up in Meetings”, publicado na Harvard Business Review, é preciso entender o receio do julgamento como um sinal emocional, e não como um erro de linguagem.

O que fazer?

Em vez de contar vícios, observe em quais contextos eles aparecem.

Quais situações aumentam sua tensão?

Seus vícios estão pedindo confirmação? Estão “comprando tempo” para evitar o erro?

Você está tentando gerar valor ou provar valor em público?

Outra medida urgente é trabalhar a estrutura mental que aumenta a clareza antes de falar. Quanto mais clareza, menos ansiedade. E menos ansiedade reduz a necessidade de se “ancorar” em vícios.

Os autores do artigo da Harvard Business Review sugerem reformular o pensamento de:

“Minha ideia não está pronta ou eu posso errar”

para:

“Minha ideia pode ser um ponto de partida útil para o grupo.”

Essa mudança de foco transforma a fala: ela deixa de ser prova de competência e vira contribuição. E quando a fala vira contribuição, o medo de julgamento perde força.

A pergunta correta não é: “Quantos ‘nés’ eu disse?”

A pergunta correta é: “Eu consegui transmitir a mensagem? As pessoas me entenderam? Eu estava presente ou estava me observando o tempo todo?”

No fim das contas, se você quer melhorar sua comunicação, precisa começar pelo lugar certo. Não é a boca que precisa de treino: é a coragem de se expor sem pedir desculpas o tempo todo, e sem precisar provar valor a cada frase.

Sobre a Giovana Pedroso

Comunicadora há 16 anos, educadora e palestrante. Atuou na afiliada da Globo em Santa Catarina, é 2x TEDx Speaker e especialista em transformar conteúdos densos em experiências de aprendizagem leves, aplicáveis e memoráveis, daquelas que geram insight e ação.

Impactou mais de cinco mil pessoas presencialmente em palestras, treinamentos e oficinas, passando por empresas como Azul Linhas Aéreas, Universidade Mackenzie, cooperativas e negócios que entendem a comunicação como uma competência estratégica.

Giovana Pedroso é formada em Comunicação Social/Jornalismo, com certificação em Comunicação Persuasiva pelo MIT, especialização em Gestão de Cooperativas pela USP e Neurociência do Comportamento pela PUCRS. Hoje, concentra seu trabalho em ser ponte entre o que líderes e empreendedores já sabem e tudo o que ainda podem conquistar, representar e inspirar por meio da sua comunicação.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Mar 02, 2026 Demais

Dummy é 'absolute cinema' em nova campanha da OLX

Mar 02, 2026 Demais

Entre descontos reais e decisões conscientes: como a…

Mar 02, 2026 Demais

Gorenje, marca do grupo Hisense, anuncia Luka Modrić…

Mar 02, 2026 Demais

Menos aço, mais eficiência: a inovação estrutural que…

Mar 02, 2026 Demais

Mulheres simbolizam a força da floricultura nacional no…

Mar 02, 2026 Demais

Violência doméstica no Brasil: 7 em cada 10 agressões…

Mar 02, 2026 Demais

Em meio às ondas de calor cada vez mais frequentes,…

Fev 27, 2026 Demais

R$ 44 por mês: esse é o valor que custa manter o…

Fev 27, 2026 Demais

Alinhamento planetário: o que dá (e o que não dá) para…

Fev 27, 2026 Demais

Cozinha assume protagonismo na arquitetura…

Fev 27, 2026 Demais

Geração 60+ impulsiona crescimento do fitness no Brasil…

Fev 27, 2026 Demais

IRWIN® conta com linha completa para a instalação de…

Fev 27, 2026 Demais

Piscina limpa no verão: chuvas acima da média em SP…

Fev 27, 2026 Demais

Sil Fios e Cabos Elétricos amplia compromisso…

Fev 27, 2026 Demais

Brooklin e Vila Olímpia superam Ipanema e redefinem…

Fev 27, 2026 Demais

Como Jogar Sugar Rush 1000: Dicas e Melhores Estratégias

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version